Sonda da Força Área Brasileira é encontrada em Pato Branco

Geral
Pato Branco | 03/07/2014 | 20:49

Informações e Foto: Marcilei Rossi/Diário do Sudoeste

Na manhã da segunda-feira (30), o agricultor Ademar Pagnoncelli, que reside na comunidade de São João Batista, em Pato Branco, se deparou em meio a lavoura com um material que chamou a atenção. A poucos metros da casa da família, foi encontrado por ele um balão unido a uma caixa branca, e um paraquedas, junto o conjunto de no máximo 15 metros de comprimento e que continha um papel com informações que apontavam que o material tem por finalidade o monitoramento de controle do espaço aéreo sobre a responsabilidade do Comando da Aeronáutica.

Segundo Pagnoncelli, o conjunto como um todo chama atenção pelo fato de não ser comum ouvir relatos constantes de quedas desse tipo de material na região. “Após ter lido o que consta no papel, a reação foi buscar na internet outras informações sobre o que esse tipo de equipamento faz”, revelou o agricultor.

Em contato com a Força Aérea Brasileira (FAB), a informação é que o equipamento encontrado em Pato Branco é uma sonda Väisala RS-92, utilizada para coleta de dados meteorológicos. O equipamento é utilizado pelas Estações Meteorológicas de Altitude (EMA) pertencentes aos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA).

Conforme informações da Aeronáutica, provavelmente a sonda tenha sido lançada do destacamento de Foz do Iguaçu, uma das três unidades do Paraná — as outras ficam em Curitiba e Londrina.

Para que serve

Conforme dados da Aeronáutica, a sonda foi lançada com a finalidade de observar e traçar o perfil vertical de temperatura, pressão, umidade, direção e velocidade do vento nas diversas camadas da atmosfera, podendo chegar a 25 quilômetros de altitude.

As sondagens são feitas por meio de um balão lançado na atmosfera, contendo gás hidrogênio, ao qual é presa uma sonda dotada de sensores, bem como um sistema de GPS para precisar os dados de vento em altitude.

Em relação às informações colhidas durante sua permanência em voo – aproximadamente 1h15 – , são utilizadas pela Meteorologia Aeronáutica, que integram o Banco de Dados do Sistema de Vigilância Meteorológica Mundial da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e são consideradas de grande relevância.

Conforme esclarecimentos do papel preso ao equipamento, a sonda RS-92 é descartável e não oferece qualquer risco à população.