Temperaturas amenas na madrugada do primeiro sábado de outono

Geral
São Lourenço do Oeste | 22/03/2014 | 13:47

Informações: Epagri/Ciram
Foto: Angela Maria Curioletti

O outono que acabou de começar já deixou as temperaturas mais agradáveis da madrugada e amanhecer deste sábado (22) em Santa Catarina. No Planalto Sul as mínimas da madrugada ficaram entre 8°C e 10°C. Nas próximas madrugadas, domingo e segunda-feira a temperatura deve ficar mais baixa.

Em termos de chuva foi um verão com períodos bem aproveitáveis para o turismo, mas na média dos meses de janeiro/fevereiro/março a chuva ficou próxima e acima da média em boa parte do Estado. A chuva foi mais escassa em Santa Catarina no período da onda de calor, que foi causada por um bloqueio atmosférico, que impediu o avanço das frentes frias pelo Sul do Brasil.

No entanto, a chuva voltou a ocorrer com frequência a partir do dia 13/02 e se estendeu por boa parte do mês março, e muitas vezes vieram acompanhadas de forte atividade elétrica (raios), temporais com granizo e ventania. É bem possível que as regiões Oeste e Meio Oeste fiquem com chuva próxima da média e até acima no restante do mês de março, já que falta de 10% a 20% para alcançar o esperado no trimestre.

Temperatura no Oeste (sábado)
Chapecó - 14,7
Dionísio Cerqueira - 19,8
Novo Horizonte - 15,8
São Miguel do Oeste - 15,4
Xanxerê - 14,2