Temporal causa estragos em Santa Catarina

Geral
Rio Negrinho | 07/10/2017 | 09:11

Informações: Diário Catarinense
Foto: Defesa Civil

O temporal da tarde de sexta-feira (6) em Santa Catarina causou estragos em diferentes regiões do Estado. Os ventos fortes e granizo deixaram danos em cidades da Serra e do Sul. Em Bom Retiro, na Serra, um vendaval por volta das 14h causou destelhamento de casas e atingiu fios de luz. Pelo menos 50 casas tiveram danos. Árvores caíram na BR-282, perto do acesso a Rio Rufino. Dois rolos de lona foram distribuídos. Em Brusque, no Vale, a água inundou ruas do Bairro Nova Brasília.

Na BR-282, em Rio Rufino, árvores caíram no km 168 da BR-282, no começo da tarde. O trânsito ficou parcialmente trancado por 20 minutos, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Na BR-470, no km 182, um poste caiu durante a tarde por conta da chuva, mas já foi retirado e o fluxo está liberado. Em Lages, o vento forte destelhou casas e derrubou algumas árvores, mas sem ocorrências graves, segundo a Defesa Civil local. No Sul do Estado, foi registrado granizo em Imbituba e Garopaba.

A Defesa Civil do Estado informou que Canoinhas, no Planalto Norte, teve granizo na localidade de Rio dos Pardos, às 14h45, mas sem danos para os agricultores. Em Agrolândia, no Alto Vale, o município ainda avalia se a chuva de pedra deixou estragos. Na cidade de Celso Ramos, no Oeste, dez residências e barracões no interior da cidade tiveram estragos com o granizo. Houve perdas na agricultura.

Bom Retiro, Rio Rufino e Massaranduba também registraram queda de granizo. Conforme dados da Epagri/Ciram, em Lages houve rajada de vento de 85 km/h e 84 km/h em Urupema. No Vale, em Indaial, o máximo registrado foi de 66 km/h.

Uma árvore também caiu e acabou rachando uma Kombi ao meio, em Rio Negrinho, no Norte de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, não houve feridos. Outras árvores atingiram também o refeitório de uma empresa. Segundo o coordenador regional de Defesa Civil Antonio Edival Pereira, a ocorrência foi registrada por volta das 14h. As árvores caíram no terreno de uma empresa às margens da BR-280 no bairro Industrial Sul.