Três bezerras nascem de uma só vez, em Jardinópolis

Geral
Jardinópolis | 24/10/2013 | 14:49

Informações e foto: Prefeitura de Jardinópolis

Um caso raro aconteceu em Jardinópolis na madrugada desta quarta-feira (23). Foi o nascimento de trigêmeas em parto normal de uma vaca holandesa, na propriedade do casal Valdir e Lurdes Albani.

Segundo o relato do agricultor, quando chegou próximo à estrebaria para ordenhar o rebanho se deparou com as três bezerras próximas a vaca. Cada uma pesa em torno de 20 quilos, são gêmeas idênticas, ou seja, de uma mesma placenta. A cor das bezerras é castanho escuro e o cruzamento foi de monta natural entre a vaca holandesa e o touro de raça Jersey.

Albani relatou que já houve o nascimento de gêmeos na propriedade em duas outras ocasiões. Mas, de trigêmeas foi a primeira vez. “Vou criar as três bezerras”, disse.

De acordo com o médico veterinário da Secretaria de Agricultura de Jardinópolis, Fernando Bevilacqua, o nascimento de trigêmeas é um caso raro. Dados científicos revelam que este fenômeno acontece a cada um milhão de gestações de bovinos. “Ou seja, não é um fato normal, por isso, quando acontece ganha destaque e causa curiosidade”, relata.

O médico veterinário explica que um dos pontos favoráveis deste parto foi o nascimento de três fêmeas. “Como não houve nascimento de nenhum macho, as três bezerras serão férteis, podendo ser aproveitadas na propriedade para a produção de leite”, comenta.

Bevilacqua salienta que, nos casos em que há o nascimento de no mínimo um macho, a probabilidade das fêmeas serem férteis cai para apenas 10%. “A gestação de trigêmeas é um fato raro por si só, e o nascimento de três fêmeas também pode ser considerado atípico”, fala.