Ufólogo diz que círculo misterioso que apareceu no Oeste é falso

Geral
Bom Jesus | 19/10/2017 | 16:54

Informações: Tudo sobre Xanxerê
Foto: Rainha das Quedas

Moradores de Bom Jesus foram surpreendidos no fim da tarde dessa quarta-feira (18) por uma forma curiosa no meio de uma plantação de trigo localizada no município. A forma, tratada como um possível agroglifo, apareceu na propriedade da família Bortoluzzi. O caso despertou a curiosidade dos moradores, visto que fenômenos semelhantes a esse acontecem frequentemente na cidade vizinha, em Ipuaçu. A forma, com mais de 20 metros, é o primeiro registro do ano na região dessa natureza.

O ufólogo de Xanxerê, Ivo Hugo Dohl, que acompanha esses fenômenos em Ipuaçu desde a primeira aparição, postou uma consideração em seu blog sobre o fato, afirmando que esse agroglifo é falso. "Entrei em contato com a família Bortoluzzi, proprietária da área onde um agroglifo apareceu nesta semana. É uma lavoura de triticale e segundo eles também não aceitam ser um agroglifo autêntico pelas diferenças vistas nas formações em Ipuaçu. Desta forma, eu acredito que seja um falso agroglifo feito por mãos humanas e não tem nada de extraordinário", comenta.

Na cidade de Ipuaçu as formas geométricas começaram a aparecer nas lavouras no ano de 2008 e, a partir de então, esse acontecimento se repete periodicamente. Além disso, desde o início das aparições, as formas não se repetem, se constituindo de forma diferente em cada ocasião.

Ivo explica os principais pontos que o fazem ter certeza de que a forma é falsa, feita por mãos humanas. "Há indícios de ser falso pela própria forma circular mal feita. O anel externo completamente distorcido, como se fosse amassado sem aquela precisão. Muito mal elaborado", finaliza.