Um tour pela Itália com o lourenciano Rafael Novelo

Geral
Portugal | 04/03/2014 | 11:02

Por Rafael Antonio Novelo
Fotos: Arquivo pessoal

Desde que eu (Rafael Antonio Novelo) deixei o Brasil para estudar em Portugal – em setembro de 2013 por meio de uma bolsa de estudos – visitei vários lugares e cidades. A minha última viagem foi para a Itália e, como nos outros casos, vou compartilhar um pouco da experiência.

Meu momento preferido na história do mundo foi a época do Renascimento. Sendo assim, a Itália é um país especial para mim, somando-se ao fato de minhas raízes serem italianas e ao fato de a culinária ser a melhor do mundo (opinião pessoal).

Na minha jornada de seis dias na Itália, visitei seis cidades do Norte, ao Sul do país: Milão, Veneza, Florença (berço do Renascimento), Pisa, Vaticano e Roma.

Vou começar falando da primeira cidade, Milão. Nessa cidade visitei o Duomo de Milão, uma das mais famosas catedrais góticas. Enfim, um colírio para os olhos. Em Milão temos também a Galleria Vittorio Emanuelle II, um dos primeiros centros comerciais do mundo. Também visitei o Castello Sforzesco, uma das principais atrações da cidade.

De Milão, seguimos de trem para Veneza. Essa cidade me surpreendeu muito por ser pitoresca e distinta. Você não atravessa ruas e, sim, pequenas e grandes pontes. Existem ruas que são tão estreitas que mal uma pessoa pode passar. Não há carros, apenas transportes aquáticos (salvo, os trens). Caminhar, sempre com a água ao seu redor é realmente incrível. Muitas lojas vendem as famosas máscaras venezianas para o Carnaval, que deve ser lindo. Enfim, é uma linda e cara cidade. Pretendo voltar.

Seguindo a viagem, de Veneza segui para Florença. Fiquei muito pouco tempo nesta cidade, mas consegui ver boa parte dela. Fiquei empolgado e impressionado. Florença é uma cidade incrível com muita história. Há uma praça, próximo a Galleria degl Uffizi, um dos museus mais importantes do mundo – infelizmente não tive a oportunidade de visitar, devido ao tempo limitado que fiquei na cidade, uma pena –, onde se encontram diversas estátuas dos mais renomados italianos, tais como Giotto, Maquiavel, Leonardo DaVinci, Michelangelo, Petrarca e entre outros. Itália é mesmo o berço de muitos gênios.

A cidade seguinte foi Pisa, onde se encontra a famosa Torre Inclinada de Pisa e Galileo Galilei fez experimentos e elaborou a teoria da velocidade da queda dos objetos. A Torre está situada na Praça da Catedral de Pisa, que é lindíssima também.

Minha jornada acabou em Roma, capital da Itália. Minhas expectativas para conhecer essa cidade eram altas e não me decepcionei nem um pouco. Roma é incrível. Histórica e Bela. No primeiro, de dois dias, segui para o Vaticano, onde pude ver o Papa Francisco, de Papamóvel, realizando uma “audição”, que é como chamam quando o Papa aparece para “conversar” com as pessoas do lado de fora da Basílica da São Pedro.

O Vaticano, cidade completamente cercada por um muro, perde em tamanho, mas nem um pouco em beleza. A Basílica de São Pedro é magnífica, afinal é o palácio real do Cristianismo. Dentro, encontra-se a escultura “Pieta” de Michelangelo – você pode não conhecer por nome, mas com certeza conhece a escultura – e muitas outras esculturas e afrescos.

Ainda no Vaticano, encontramos a Capela Sistina, decorada com afrescos de Michalangelo, Botticelli, Bernini e Rafael, grandes nomes da Renascença Italiana. Como sabem, é dentro dessa capela que o Conclave Papal é realizado, processo complexo de escolha de um novo Papa. Vaticano tem muita história, gostaria de me alongar, mas receio que minha escrita fique maçante e também não sou um expert no assunto. Mas vale a pena pesquisar um pouco da história do Vaticano e, se calhar, da Itália inteira, pois a história desse país é extremamente magnífica. Em frente ao Vaticano encontra-se o Castello Sant’Angelo, que hoje é um museu, mas tem uma arquitetura belíssima.

O meu último destino foi Roma, onde há inúmeras coisas para se ver, a exemplo do exuberante Coliseu, primeiro ponto turístico que visitei na cidade. O Coliseu, apesar de lindo, se encontra em ruínas. Acredito que metade da beleza do lugar já esteja caída. É muito belo. Todos que passam por Roma precisam conhecer.

Do Coliseu, o próximo ponto turístico foi o Foro Romano, onde encontramos as ruínas do que um dia foi o esplendoroso Império Romano. Você vai caminhando por tudo aquilo e imaginando como as coisas eram antes de ficarem naquele estado por ações naturais ou até mesmo pelas guerras.

Andar por Roma é realmente mágico, pois não importa pra que lado você olhar, você vai estar vendo maravilhas arquitetônicas e vestígios históricos. Há inúmeras praças, onde é bom sentar e relaxar um pouco. Entre elas posso citar Piazza del Popolo, Piazza del Spagna e a Piazza Navona – essa aparece no filme Anjos & Demônios, baseado no livro de Dan Brown e Tom Hanks no papel principal. Visitei também o Pantheon, onde o arquiteto Rafael está enterrado. É um templo famoso por sua cúpula.

Outro ponto turístico obrigatório em Roma é a famosa Fontana di Trevi, sempre rodeada por turistas vorazes para jogar sua moedinha na Fonte e fazer um pedido. É uma fonte imponente e é a maior da Itália. Nem precisa dizer que me rendi ao ritual também.

Não mais falando de turismo agora, um dos pontos fortes da Itália é a culinária. Muito conhecida e adorada por todos, ela faz por merecer os méritos. Pratos como pizza, pasta, lasanha, risoto, gelados têm um lugar reservado no coração (e no estômago) de todos nós. É incrível o costume dos italianos em tomar sorvetes, mesmo nos dias frios do inverno. Bem que nós brasileiros poderíamos aderir a esse costume também.