Usuários do Aeroporto devem estar atentos ao que levar, ou não

Geral
Chapecó | 02/04/2014 | 17:35

Informações e foto: Prefeitura de Chapecó

A administração do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó, recolhe diariamente produtos não permitidos para o tráfego aéreo, transportados nas bagagens de mão dos passageiros. “É importante que o usuário esteja bem informado sobre o que pode e o que não pode carregar em sua bagagem de mão, caso contrário, terá os produtos confiscados” alerta o vice-prefeito, Luciano Buligon.

A Instrução da ANAC IAC 107-1004 trata do controle de acesso às áreas restritas de aeródromos civis brasileiros, com operação de serviços de transporte aéreo. Segundo o Administrado do Aeroporto de Chapecó, Eglon Buraseska, por questão de segurança, a medida restringe determinados produtos em bagagens de mão e é regida pelo decreto presidencial 7.168/05 de maio de 2010. “O passageiro não pode carregar com ele bebidas, produtos voláteis como spray de cabelo, talheres, ferramentas, arma branca, materiais pontiagudos com mais de seis centímetros, alicate de unha, agulha de crochê, entre outros”, complementa.

Nenhum dos itens citados passa pelo sistema de inspeção de embarque. Porém, antes do produto ser confiscado, o passageiro tem a opção de despachá-lo na bagagem que vai para o porão da aeronave e/ou deixar na caixinha coletora antes do Raio X, para o material ser descartado.

Os produtos confiscados e descartados no Aeroporto de Chapecó são armazenados em local monitorado com sistema de câmeras na Administração do Aeródromo. O que tem serventia é destinado a oficinas, cursos e programas socioeducativos.