Vacinas contra a gripe serão normalizadas na setxa-feira em São Lourenço do Oeste

Geral
São Lourenço do Oeste | 01/05/2017 | 16:24

Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste

O Governo do Estado, através do Ministério da Saúde, tem enviado doses fracionadas de vacina contra a gripe aos municípios, mas o número de pessoas querendo a dose foi muito alto desde o início da campanha. Por isso, a Policlínica Municipal de Saúde e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), da cidade e do interior, ficaram sem vacinas na sexta-feira (28).

Conforme informações da Secretaria de Saúde de São Lourenço do Oeste, a situação será normalizada no dia 5 de maio, próxima sexta-feira. Sendo assim, a população considerada de risco para complicações por gripe e que precisam da vacina podem procurar uma das unidades a partir do dia 5 de maio, das 8h às 11h e das 14h às 17h.

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começou no dia 17 de abril, tendo como Dia D a data 13 de maio. O objetivo do Ministério da Saúde é vacinar 90% da população considerada de risco para complicações por gripe. A meta de vacinação deste ano aumentou devido aos índices alcançados nos últimos anos, que ultrapassaram 80%.

Em São Lourenço do Oeste a meta é alcançar 5.791 pessoas, de acordo com informações da Vigilância Epidemiológica Setor de Imunização.

Grupo prioritário

O público-alvo da campanha é formado por pessoas a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores de saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade – o que inclui adolescentes e jovens de 12 a 21 anos em medidas socioeducativas – e os funcionários do sistema prisional. Portadores de doenças crônicas não transmissíveis, que inclui pessoas com deficiências específicas, também devem se vacinar.