Vasco leva a taça do municipal pela terceira vez consecutiva

Esporte
São Lourenço do Oeste | 10/11/2013 | 15:12

Autor e Fotos: Marcelo Coan

Nos 90 minutos jogados em campo neste sábado (9), na disputa da final da Série A do 30º Campeonato Municipal de Futebol de Campo Amador - Taça Enele Móveis e Estofados, de São Lourenço do Oeste, a equipe do Brasil/Silveira/Oeste Portas (Bicaré) levou a melhor e venceu o Esporte Clube Vasco da Gama de Presidente Juscelino (Vasco) por 1 a 0.

Entretanto, o resultado não foi suficiente para a equipe levar a taça de campeão, já que os atuais campeões (Vasco) haviam vencido o jogo de ida por 1 a 0. Nos pênaltis, a equipe do Vasco se consagrou campeã novamente. Foi a terceira vez consecutiva.

Com a presença de aproximadamente 4.000 pessoas, segundo informações da Polícia Militar, além da taça de campeão 2013 a equipe do Vasco também levou a taça rotativa – que a partir deste ano será entregue a equipe que ficar três anos consecutivos campeão do municipal ou quatro vezes alternadas.

Embora tenha perdido nos pênaltis, nos 90 minutos jogados a equipe do Bicaré mereceu a vitória. Necessitando da vitória simples de um gol para levar a disputa para os pênaltis, a equipe se mostrava ofensiva e obrigava o Vasco a se defender como podia. Quando o cronômetro marcava aproximadamente 20min do primeiro tempo, a equipe que jogava de amarelo chegou algumas vezes com perigo.

Depois de várias jogadas aéreas, aos 27min o camisa 4 do Bicaré, João Carlos Machuri, balançou as redes e colocou a equipe na disputada da taça. Numa bola alçada na área o camisa 4 subiu mais alto e mandou para o fundo da rede. O goleiro do Vasco até chegou a contestar o gol com a arbitragem, alegando impedimento, mas foi tempo perdido. Naquele momento o Bicaré levava a decisão para os pênaltis.

Por uma escolha técnica, após o gol a equipe do Bicaré recuou um pouco. Ainda no primeiro tempo teve boas chances para ampliar, mas levou a vantagem simples de um gol para os vestiários.

Ainda que a derrota de 1 a 0 levasse a disputa para os pênaltis, o Vasco – que no primeiro tempo chegou poucas vezes com perigo na área do Bicaré – foi para cima. Embora os chutes não apresentassem perigo, em grande parte do segundo tempo a pressão foi do Vasco.

Nos últimos minutos, o cansaço visível do Bicaré e o “medo” de levar o segundo gol que consagraria o Brasil/Silveira /Oeste Portas como campeão fez com que as duas equipes usassem de faltas para parar o jogo. Foi uma verdadeira “chuva” de cartões. Nos 90 minutos o árbitro mostrou nove cartões amarelos. Seis para o Bicaré e três para o Vasco.

Pênaltis

Após uma breve conversa, as duas equipes definiram os batedores. O técnico do Bicaré escolheu Canarinho, Pedro, Zattera, Renato e Diego Bessegato. Do outro lado, Vasco foi para as cobranças com Salon, Cavali, Fabinho, Conca e Andrio.

Com cobranças alternadas, o Vasco botou uma das mãos na taça quando o goleiro defendeu a cobrança do camisa 5 do Bicaré, Rodrigo Zaterra, no canto esquerdo.

Na sequência, o Bicaré desperdiçou mais uma batida. Desta vez a bola bateu no travessão e foi para fora. Com duas batidas perdidas pelo Bicaré, Andrio, que estava escaldo para bater o último pênalti do Vasco nem precisou cobrar.

Campeonato

De acordo com o gerente executivo do Comitê Desportivo Municipal (CDM), Adirlei Santian, a competição foi iniciada com 18 equipes inscritas. Destas, dez se classificaram e seguiram na Serie A. As outras oito, que não haviam conseguido a classificação, seguiram numa competição paralela denominada Série B.

Na Série B, segundo Santian, o grande campeão foi a equipe do Esporte Clube Juventus, do bairro São Francisco. O vice-campeão foi o time do Bairro Meneguetti/Easy Comp.

Santian lembrou que a competição teve o patrocínio da empresa Enele, que patrocinou uma confraternização para o congresso técnico e, dentro de 15 dias, deve acontecer uma nova confraternização para premiar os melhores do campeonato por posição. Na oportunidade, também deverá haver a premiação em dinheiro para as quatro primeiras equipes das Séries A e as duas da Série B.

Veja todas as fotos em http://www.minutta.com.br/news/see/311#ad-image-0