Verba de transações penais permite compra de armas para a Polícia Militar

Policial
Campos Novos | 15/01/2017 | 10:20

Informações e foto: Tribunal de Justiça

O juiz Paulo Eduardo Huergo Farah, titular da Vara Criminal da comarca de Campos Novos, promoveu na semana passada a entrega de duas carabinas táticas calibre 40, modelo CTT40C, ao comando da Polícia Militar. O armamento foi adquirido com verba da conta única do Poder Judiciário, em investimento total de R$ 8,7 mil. A Polícia Civil também será agraciada com armamento em breve.

A conta única é alimentada principalmente com as verbas das transações penais promovidas na comarca. Em geral, o Ministério Público, nas infrações penais de menor potencial ofensivo, de acordo com a legislação, faz uma proposta de pagamento de um valor para a pessoa não ser processada. Esse valor pago é depositado em juízo e posteriormente revertido à sociedade por meio do Poder Judiciário.

As carabinas táticas se diferenciam dos fuzis apenas com relação ao tamanho do cano – ligeiramente menor. "As duas armas destinadas hoje proporcionarão maior poder de resposta da Polícia Militar contra a criminalidade, aumentando consequentemente a segurança de toda a população", comentou o juiz Farah, ao repassar as carabinas ao comandante da Polícia Militar, Rodrigo Stadtlober Pedroso.

O magistrado, na oportunidade, fez questão de registrar que o combate à marginalidade, especialmente do crime organizado, só será efetivo diante da união das instituições e da ocupação dos espaços pelo Estado. "Polícias, Ministério Público e Poder Judiciário devem caminhar juntos, seja nas pequenas ou nas grandes ações", complementou.