Vereador lourenciano deixará Legislativo para ingressar na PM-SC

Política
São Lourenço do Oeste | 24/09/2013 | 11:03

Autor e foto: Marcelo Coan

Após ter participado de um concurso público para Polícia Militar de Santa Catarina (PM-SC) e ter vencido todas as etapas burocráticas, na sessão ordinária da Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste desta segunda-feira (23), o vereador Assuero Isoton apresentou o pedido de renúncia do cargo no Legislativo. O pedido foi entregue ao presidente da Casa, Walmor José Pederssetti.

Segundo Isoton, é um fato que não estava programado, mas é uma questão profissional. Ele contou que desde o início do ano iniciou alguns estudos aprofundados para concursos e o da PM foi um dos primeiros que fez e passou.

O vereador explicou que a renúncia é necessária, pois por uma questão legal não é possível manter as atividades no Legislativo e dar sequência na formação da PM — que deve ser iniciada no próximo dia 30. “Eu imaginava que com algum mecanismo jurídico ou mandado de segurança eu pudesse manter o meu mandato de vereador e assumir o concurso que havia conquistado na PM. Infelizmente não consegui nenhuma forma de conciliar o trabalho no Legislativo e o trabalho na PM”, lamentou ele.

Embora tenha sido eleito no último pleito municipal com 737 votos e ocupava pela primeira vez um cargo político, Isoton falou que a pessoa que deverá assumir como suplente terá o compromisso com os projetos já encaminhados, além de seu próprio mandato.

Como não encontrou meio legal para conciliar as duas atividades, o vereador, nas últimas sessões, aproveitou para encaminhar o máximo de indicações para a aprovação do plenário. Ainda que nem todas devam ser atendidas neste momento, a ideia é que os pedidos fiquem na Casa e que os demais vereadores cobrem a execução da administração municipal. “Não são ideias do vereador Assuero, são ideias que partiram da população”.

Com a saída de Isoton, a vaga deverá ser ocupada pelo segundo suplente do Partido Progressista (PP), vereador Adilson Sperança.

Ações

Mesmo que o trabalho como vereador tenha sido realizado apenas em nove meses, ele destacou a iniciativa de dar expediente de segunda a sexta-feira. Além disso, lembrou algumas indicações feitas no período, entre elas a de que o município realizasse a coleta do lixo eletrônico, instalação de lombadas e redutores de velocidade.

Escolha

Embora tenha sido eleito pela primeira vez — que segundo ele era um sonho — Isoton justificou a escolha com a explicação de que continuará contribuindo com a população do município, agora do lado da segurança pública. “Minha missão de servir o povo de São Lourenço do Oeste continua, agora dentro de um órgão de segurança pública que também é muito importante”.

Novo Horizonte

A mesma situação de Isoton vive o vereador de Novo Horizonte, Micheo Zaffari, que também foi eleito pela primeira vez no último pleito municipal.

Embora tenha cumprido todas as etapas burocráticas do concurso, Zaffari explicou que não irá renunciar o cargo no Legislativo neste momento. Por questões de projetos, ele decidiu abdicar esta chamada. Contudo, ele já adiantou que irá se preparar novamente para o próximo concurso da PM-SC que deve acontecer no final do ano.