Vereador propõe bolsa atleta para esportista de alto rendimento

Política
São Lourenço do Oeste | 22/06/2015 | 12:30

Autor e foto: Marcelo Coan

Professor de educação física há mais de 30 anos, o vereador do Partido Social Democrático (PSD) Luiz Antônio Martins, popular Tuto, propôs na sessão de quarta-feira (17), através de indicação, um incentivo aos atletas do município que apresentarem um alto rendimento em competições. A ideia é que o município crie uma espécie de bolsa atleta.

Como atua na área esportiva há cerca de três décadas, Martins defende a ideia com argumentos de que o valor serviria para a manutenção do atleta, aquisição de material e suplementos. “Não seria para qualquer atleta. Seria para quem garante condições de medalha ou premiação”, disse alegando que isso também seria uma valorização do técnico. Ele também fala que é uma forma de garantir a permanência dos atletas no município, já que muitos acabam migrando para outras regiões em busca de oportunidades e valorização.

Tuto lembrou que a proposta também prevê a formação de uma comissão com sete pessoas. Seriam três representantes de entidades, o procurador do município e três profissionais do Comitê Desportivo Municipal (CDM). “Eles iriam avaliar se o atleta merece ou não a bolsa”.

Segundo o vereador, o objetivo é reconhecer quem se destaca representando o município. Questionado sobre valores, Martins adiantou que é preciso uma discussão entre administração e CDM, entretanto, ele sugere que o valor inicial seja igual a uma Unidade Fiscal do Município (UFM), variando conforme a classificação.

Como a proposta é reconhecer os que conquistam as melhores colocações, Martins acredita que todas as modalidades vão se sentir entusiasmadas em evoluir. “Em médio e longo prazo nós vamos ter excelentes resultados em todas as modalidades”, acredita ele.

Efetividade

Ciente de que o pedido precisar ser analisado pelo Executivo, Martins acredita que o prefeito, Geraldino Cardoso, vai olhar com atenção a indicação. Na Câmara o pleito foi aprovado por unanimidade.