Vereadores, candidatos e conselheiros mirins passam por formação especial

Política
São Lourenço do Oeste | 26/05/2015 | 18:14

Informações e foto: Acanor

Dentro do Programa Parlamento Jovem, adotado pelas Câmaras Municipais de São Lourenço do Oeste, Jupiá e Galvão, são realizadas capacitações para auxiliar os vereadores mirins no seu processo dentro da Casa de Leis. Mas, pensando no objetivo que é formar cidadãos conscientes e lideranças responsáveis, a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) abriu o espaço para os candidatos não eleitos no pleito 2015 e para os jovens que atuam como conselheiros mirins também.

Em pauta, os temas “Ética e moral na sociedade”, “Processo Legislativo”, “Legislação Brasileira e as infrações cometidas por menores” e “comunicação e oratória”. Um dos momentos mais bacanas talvez tenha sido a participação do Canil de São Lourenço do Oeste. Os agentes civis Neilan Canabarro e Marcelo Bezerra contaram como funciona o trabalho deles junto aos cães. Eles inclusive levaram o cão Thor, para delírios dos presentes, que perguntaram sobre tudo, desde o adestramento até a aposentadoria do animal.

Para Éderson Hermann, secretário executivo da Acanor e coordenador do Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste, os cursos geralmente são oportunizados para os vereadores mirins, para que ingressem com mais credibilidade em sua função. “Mas nosso objetivo é formar cidadãos conscientes, líderes em suas comunidades, por isso vimos a necessidade de dar continuidade ao trabalho”, explica ele salientando que os candidatos que não se elegeram para o pleito 2015 podem muito bem tentar uma vaga em 2016.

A programação ainda contou com o professor João Patinho, o oficial da Infância e Juventude de São Lourenço do Oeste, Cícero Soares Brum, e os jornalistas Angela Maria Curioletti e Marcelo Coan. A formação ocorreu durante toda esta terça-feira (26), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste.