Vereadores insistem na criação de centro de controle e proteção da população animal

Política
São Lourenço do Oeste | 21/10/2015 | 10:37

Autor: Marcelo Coan
Foto: Arquivo/Minutta

Devido ao aumento populacional de animais domésticos e o abandono indiscriminado, vereadores de São Lourenço do Oeste voltaram a discutir a questão da criação de um centro de controle e proteção da população animal. Desta vez o assunto foi pautado através de uma indicação dos vereadores Vânia Antônia Garbin Baldissera (PMDB) e Gilberto Cambruzzi da Silva (PSDB).

No texto, os vereadores sugerem que o Executivo analise e encaminhe um projeto de lei à Câmara que trate do assunto, bem como sobre a prevenção de zoonoses no município de São Lourenço do Oeste.

Segundo Vânia, a indicação foi elaborada com base nas informações e reclamações da população. Ela conta que em alguns bairros a população está sem o serviço dos Correios, pois os cães soltos estariam atacando os carteiros. “Por isso que nós apresentamos esta indicação”, disse ela lembrando que há também uma portaria de 2002 da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) que prevê diretrizes para projetos físicos de unidades de zoonoses e fatores biológicos de risco, que atuando na vigilância e controle dos fatores biológicos desenvolvem, por exemplo, o controle de doenças como leptospirose, dengue, raiva e acidentes com animais peçonhentos.

A vereadora defende que é possível fazer um bom trabalho nesta área, já que existe hoje no município a Associação Protetora dos Animais Fênix que age em favor dos animais. “Como existe uma portaria que trata do assunto, o município precisa criar uma lei, criar a estrutura e buscar, junto ao Ministério da Saúde, os benefícios existentes”.

Insistência

Durante a defesa da indicação, os vereadores proponentes lembraram que a ideia é somar forças a indicação apresentada em setembro que recomendava ao município a parceria ou convênio com clínicas veterinárias a fim de fazer a esterilização cirúrgica dos animais, especialmente os que estão na rua.

Nas duas indicações, o objetivo é fazer o controle dos animais domésticos, visando à profilaxia das zoonoses, já que os animais podem atuar como reservatórios, hospedeiros ou vetores de doenças.