Vereadores mirins aprendem sobre ética e cidadania

Política
São Lourenço do Oeste | 05/06/2014 | 14:38

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

De uma forma irreverente e descontraída, quatro Câmaras Mirins que pertencem a Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) passam por um curso de formação durante toda esta quinta-feira (5), na Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, sede da entidade. O curso é promovido em parceria com a Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).

Ministrando a capacitação está o professor Pedro Cabral Filho, formado em Artes, Mestre em História da Educação pela UFSC e Doutor em História e Historiografia pela USP. Para cativar os jovens parlamentares, Cabral Filho utilizou uma linguagem próxima à deles e intercalou com histórias que remetem ao tema do encontro.

Para colocar a teoria na prática, durante a parte da manhã o palestrante dividiu os cerca de 50 participantes em quatro grupos, que depois apresentaram um teatro a todos os presentes. Para Cabral Filho, nem sempre uma situação legal é moral. Ele colocou situações que acontecem até mesmo dentro da própria casa de cada um e que, aparentemente, parecem normais, mas que sempre têm um contexto de ética a se analisar.

O presidente da Acanor, Odirlei Carlos Bergamaschi, participou da abertura do evento, colocando a importância das Câmaras Mirins na região, comentando ainda que os jovens que hoje participam do Parlamento Jovem podem até mesmo seguir a carreira política, mas distante disso o programa que ensinar a todos a terem boas práticas de cidadania e inseri-las na sociedade.