Vereadores mirins tomam posse para a 7ª legislatura do Parlamento Jovem lourenciano

Política
São Lourenço do Oeste | 03/05/2016 | 23:14

Autor e fotos: Marcelo Coan

Em sessão solene e com a presença de autoridades e familiares, os dez vereadores mirins eleitos para a 7ª legislatura do Parlamento Jovem de São Lourenço do Oeste tomaram posse na noite desta terça-feira (3), na Câmara Municipal. No mesmo ato também houve a eleição da mesa diretora.

Reforçando a importância da continuidade, lideranças disseram que o Parlamento Jovem é uma forma de envolver os jovens e a sociedade na política. “Precisamos de mentes jovens na política”, disse uma delas. “É interessante que haja gente nova, com coragem e ousadia na política”, disse outra.

Entre um discurso e outro, o Parlamento Jovem foi evidenciado com argumentos de que é um importante instrumento de elo entre escola e Legislativo. “Tenho certeza que muitas das reivindicações feitas ao longo das seis edições já foram atendidas”, lembrou o presidente da Casa de Leis, Edu Antonio Borges (PT).

Borges contou que o Parlamento Jovem lourenciano foi instituído em 2009 e tem mandato anual. “É um trabalho que o Poder Legislativo faz junto a comunidade escolar para que as ações da Câmara cheguem até esse público e suas origens”, conta ele lembrando que todas as reivindicações feitas pelos vereadores mirins são transformadas numa carta, aprovada pela Câmara Municipal e encaminhada às autoridades competentes para a resolutividade.

André Pedro Pederssetti, presidente da última legislatura do Parlamento Jovem, conta que enquanto vereador mirim aprendeu muitas coisas novas. Disse que devido as experiências saiu outra pessoa. “Aprendi a ser mais responsável e atuar como um líder. Tenho certeza que os novos vereadores vão aprender muito, já que vão ter a oportunidade de participar de cursos e treinamentos”, lembra. Pederssetti falou que o exercício do mandato mostrou que a atividade legislativa vai além de representar um grupo.

Eleita presidente da mesa diretora para o mandato 2016, Claiane Vitória Tezza agradeceu a todos que confiaram o voto. “Agora eu estou presidente e espero desempenhar um papel importante, representando toda a nossa sociedade. Espero fazer um ótimo mandato”. Claiane espera que os dez vereadores eleitos possam elaborar bons projetos para contribuir com a sociedade.

Mesa diretora

Presidente – Claiane Vitória Tezza
1° secretário – Adriane Baltazar
2° secretário – Lucas Godoy de Jesus
Vice-presidente – Alisson Modtkowski

Vereadores mirins

Luiz Henrique Grando Weiller - Escola São Francisco de Assis (Esfa)
Natieli Marisa Dobler - Escola Básica Municipal Nossa Senhora de Lurdes
Larissa Perego Mendes - Escola Básica Municipal Irmã Neusa
Alisson Modtkowski - Escola Básica Municipal Santa Maria Goretti
Adriane Baltazar - Escola Básica Municipal Irmã Cecília
Graciela Bettiato - Escola Básica Municipal Santa Inês
Marcelo Mezomo - Escola Básica Municipal São Roque
Lucas Godoy de Jesus - Escola Básica Municipal São Lourenço
Luiz Fernando Galvagni Lazarin - Escola de Educação Básica Sóror Angélica
Claiane Vitória Teza - Escola de Educação Básica Rui Barbosa