Viajando pela Europa com um lourenciano

Geral
Braga, Portugal | 21/11/2013 | 10:33

Por Rafael Antonio Novelo
Fotos: Arquivo pessoal

Olá mais uma vez! Sou Rafael Antonio Novelo, faz algum tempo que não escrevo, mas vou tentar contar sucintamente minhas últimas aventuras aqui na Europa, que são, se não me falha a memória, minha (longa e dolorida) caminhada no Parque Natural Nacional de Portugal Gerês; e minhas viagens para duas e belas capitais europeias: Lisboa (Portugal) e Madrid (Espanha).

Começarei com Gerês. Nada como caminhar 30 quilômetros a pé, em uma estrada feita de pontudas pedras, para emagrecer os quilos da minha alimentação pouco saudável aqui (inúmeras idas ao McDonald’s, ao Subway, ao Starbucks, ao PizzaHut, Coca-Cola a vontade, e outras delícias que as cidades grandes nos oferecem). Apesar do tênis que usei na caminhada ter sido detonado, a vista fez valer a pena o sofrimento. É possível, caminhando um pouco mais (nessa hora você está tão cansado que nem vai se recusar a andar mais “um bocadinho”), alcançar a fronteira entre Portugal com a Espanha. (veja algumas fotos)

Lisboa foi a primeira capital europeia que conheci. Com mais de 500 mil habitantes, é uma cidade surpreendente e histórica. Conheci a Torre de Belém, a Praça do Comércio, o Castelo de São Jorge (meu favorito), o Mosteiro dos Jerónimos (onde Luiz Vaz de Camões e Vasco da Gama estão enterrados) e o Monumento do Descobrimento. A ponte 25 de Abril, sobre o rio Tejo, também é surpreendente. Quem vem a Europa com certeza cria um gosto por pontes.

As ruas de Lisboa também são interessantes. Há trilhos entre bondinhos por boa parte das ruas que cobrem a cidade, dando um olhar rústico e peculiar a cidade. Retornarei a Lisboa assim que puder, pois há muita coisa pra ver pois dois dias (período em que fiquei lá) não é suficiente para ver tudo. E claro, andar nos bondinhos porque não andei na primeira vez.

Agora falarei de Madrid, minha cidade favorita até agora aqui na Europa. É uma cidade surpreendente. Minha estadia foram de três dias, dois com chuva, mas nem isso atrapalhou minha rota de visita planejada pela cidade. Em Madrid andei de metrô pela primeira vez, e a primeira vez a gente nunca esquece. Depois de vagar um pouco pela cidade e ficar estarrecido com tanta beleza arquitetônica ao meu redor, almocei no Hard Rock Cafe – Madrid, onde todos os fãs de música em geral não podem deixar de ir. Lá vi roupas usadas por Lady Gaga, Shakira e Madonna e um par de sapatos do Michael Jackson. Claro que vi muito mais, mas foi isso que me chamou a atenção.

Também vi as famosas fontes de Cibele e de Netuno. Passei pela Puerta de Alcalá, um dos pontos mais famosos da cidade e, depois, uma pequena caminhada pelo Parque do Retiro, onde naveguei (não sei se é esta a palavra certa) de canoa. Vi a obra mais célebre do pintor espanhol Pablo Picasso, no Museu Nacional Centro da Arte Reina Sofia, “Guernica”, uma obra dedicada a Guerra Civil Espanhola de 1936. É uma obra de importância máxima no mundo da arte, principalmente no período do Cubismo.

No Museu Reina Sofia, vi obras de um dos meus pintores favoritos, Salvador Dalí, um dos grandes nomes do Surrealismo, além de outras obras de Picasso. No último dia em Madrid, fui ver o Estádio Santiago Barnabéu. Impressionante (veja algumas fotos). Primeiramente os visitantes tem acesso a uma vista panorâmica do estádio, seguindo por uma visita a moderna Sala de Trofeus do time Real Madrid, onde cansei de ver troféus e títulos e afins. Depois, tive a oportunidade de ver (e sentar) no banco de reservas dos jogadores, ter acesso ao vestiário dos mesmos e a sala de coletiva de imprensa. Foi cara a entrada, mas valeu muito a pena ter visitado o estádio, mesmo não sendo um fanático por futebol. Espero voltar para Madrid um dia. Se você tem planos de visitar a Europa não deixe Madrid fora do seu roteiro, você vai gostar.

Essas foram minhas ultimas experiências aqui na Europa até o momento. Minha próxima longa viagem é para Londres, onde passarei o Natal e realizarei meu sonho de infância de visitar essa cidade e suas muitas atrações. Até lá, almejo fazer pequenas viagens por cidades vizinhas a Braga, Portugal, pois tentarei absorver o máximo de todos os meus dias na Europa. Nos encontramos em breve. Até logo!

Leia também ---
http://www.minutta.com.br/news/see/88

http://www.minutta.com.br/news/see/225