Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Arquivo pessoal
Há 52 anos, um dos festivais de música mais antigos do Brasil movimenta a cena cultural de São Lourenço do Oeste (SC) e marca gerações com boa música e encontros inesquecíveis. Mais que um evento, o Festival Lourenciano de Interpretação da Canção (Flic) se tornou parte da história de muitas pessoas, inclusive atuando como cupido.
E foi assim, no meio da plateia, durante um dos festivais, que Lúcia Iliane da Costa e Clairton dos Santos começaram a namorar e estão juntos até hoje.
O casal se formou em julho de 2002, numa das noites do Flic. "Estávamos com amigos em comum e fomos apresentados, dançamos, conversamos e ficamos juntos", conta a professora aposentada. Juca lembra que o festival era um evento aguardado por todos com muita ansiedade. "Muitas pessoas vinham de longe para participar e o nível do festival era altíssimo", acrescenta.
Neste ano, o Flic chega a sua 52ª edição. Do seu início até hoje, algumas coisas mudaram: a estrutura ficou maior e o festival passou a ser realizado na Arena do Centro de Eventos. O número de dias e de intérpretes também aumentou. Os bailes das antigas deram lugar a shows com renomes nacionais. Mas, o que não muda é que, de todos os cantos do país, os participantes buscam no palco do Flic uma oportunidade de mostrar o seu talento.
Juca confessa que hoje participa menos, mas sempre que pode ela e o marido marcam presença. "Gostamos muito de assistir os cantores talentosos que vem se apresentar em nossa cidade", reforça.
Programação
Dia 25/07, às 19h - etapa Nacional e Mostra de Composições
Dia 26/07, às 19h30 - finais
Dia 26/07, às 22h - show com Daniel