Acadêmicos da região são contemplados com curso de extensão

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/05/2015 | 09:25

Informações e foto: SDR de São Lourenço do Oeste

Um total 13 acadêmicos universitários da microrregião de São Lourenço do Oeste foram beneficiados com curso de extensão do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional 2015, ofertado pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Secretaria de Estado da Educação e Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs). Na região de São Lourenço do Oeste, a parceria é com a Unochapecó, que possui uma extensão no município. As aulas terão início no dia 16 de maio e seguem até o dia 28 de novembro de 2015.

O Proesde é desenvolvido por meio de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltados à formação do cidadão, capaz de intervir nas políticas públicas para o desenvolvimento de sua região. Podem participar do curso alunos regularmente matriculados nos cursos de graduação e que atendam alguns critérios como ter cursado pelo menos três semestres, além de residir na área de abrangência da SDR envolvida no programa há no mínimo dois anos.

O programa oferece gratuidade parcial de 70% do valor da mensalidade do curso de graduação e gratuidade no curso Unochapecó/Proesde. As aulas acontecem aos sábados nos períodos matutino e vespertino, quinzenalmente.

Para a supervisora de Educação Superior, Joana D’arc Sutilli, as atividades de pesquisa e extensão voltadas para o desenvolvimento regional são de fundamental importância para que os acadêmicos possam exercer sua cidadania, contribuindo efetivamente para promover melhorias na região onde vivem.

A supervisora ressalta que ao final do curso, os acadêmicos desenvolverão projetos na sua área de estudo com foco em ações aplicáveis no seu município, promovendo assim a prática do desenvolvimento regional.

O curso

Possui carga total de 200 horas e inclui a realização de dois seminários regionais com, no mínimo, oito horas cada, além de aulas presenciais aos sábados, atividades práticas, atividades de campo, seminários regionais e estadual e viagens de estudo.

Os seminários terão a participação obrigatória dos alunos do programa, convite para alunos dos demais programas de bolsa de estudos do Estado, especialmente, os da pós-graduação, atores envolvidos no desenvolvimento regional e lideranças dos municípios da regional. Durante o período do curso, os acadêmicos têm a oportunidade de compreender as políticas públicas e sua inserção no desenvolvimento da região, por meio de componentes curriculares: educação, saúde, sustentabilidade e meio ambiente.

A coordenação pedagógica geral ficará a cargo da professora Lilian Beatriz Schwinn Rodrigues, da Unochapecó.

Orçamento

Trata-se de um convênio com Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina. Em torno de R$ 900 mil serão repassados pela Secretaria de Estado da Educação à Unochapecó. Outros R$ 184,704 mil será um investimento da Gerência Regional de Educação (Gered).