Acanor fará assembleia geral de eleição e novo curso de formação

Política
São Lourenço do Oeste | 28/10/2014 | 15:49

Informações e foto: Acanor

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) faz parceria com a Escola do Legislativo para um curso de formação no fim de cada ano. Para o presidente da entidade, Odirlei Carlos Bergamaschi, as capacitações são de fundamental importância para os vereadores e servidores, que tem sempre o intuito de buscar conhecimento para melhor legislar e para desenvolverem suas atividades com maior segurança.

O presidente destaca a parceria importante com a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que sempre disponibilizam uma programação com diversos assuntos que interessam aos parlamentares e servidores. “Vejo que todos os vereadores deveriam fazer o esforço para participar. Nesse período podemos fazer visitas aos nossos deputados em seus gabinetes, visitas nas secretarias de Estado e também é uma forma de pleitear recursos, convênios, subvenções, que beneficiem a população e as entidades de cada município”, diz.

Para este ano, o curso de formação da Acanor já está agendado, sendo realizado de 2 a 4 de dezembro. Entre os assuntos, a secretaria da Acanor solicitou ética, moral e etiqueta, controle e fiscalização, orçamento e motivação para liderança. Sobre qual considera mais importante, Bergamaschi é claro ao dizer que “o conhecimento não ocupa espaço, então de uma forma ou de outra todos os assuntos são relevantes para o desempenho da legislatura”.

Reta final

No dia 15 de novembro haverá a assembleia geral de eleição para a diretoria e conselho fiscal 2015 da Acanor. Restando menos de um mês para o evento, o presidente Bergamaschi faz uma breve avaliação sobre seu mandato. Para ele, 2014 foi um ano diferente, com Copa do Mundo, eleições em primeiro e segundo turno, e com isso houve uma organização diferente das atividades da associação, para que não prejudicasse o seu bom andamento.

“Foram mantidas todas as assessorias (jurídica, administrativa, contábil e de imprensa), mantivemos todo suporte para as Câmaras que possuem o Programa do Parlamento Jovem com capacitações, intercâmbio entre os vereadores mirins, assessoramento no processo de eleições, realizamos reuniões descentralizadas, valorizando as Câmaras associadas, enfim, não faltou empenho para contribuir e desempenhar todas as atribuições que compete a diretoria executiva”, relata Odirlei Carlos Bergamaschi, que ainda agradece a todos que ajudaram a dar continuidade as atividades da Acanor.

O presidente, que fica até o fim de 2014, acredita que todos os vereadores associados devem aproveitar e fazer uso de todos os benefícios que a Acanor disponibiliza, pois é preciso agregar e somar conhecimentos para desenvolver na prática o que se aprende na teoria.