Acanor realizou penúltima reunião ordinária

Política
Galvão | 16/09/2013 | 09:53

Autor e foto: Angela Maria Curioletti

A Associação de Câmaras Municipais do Noroeste de Santa Catarina (Acanor) realizou sua quarta sessão ordinária na noite de sexta-feira (13), em Galvão, município com uma das Casas associadas. Além dos assuntos em pauta, o encontro serviu para que os associados avaliassem o curso de formação – 23 e 24 de agosto – e se programassem para os próximos.

Para o vereador Odirlei Carlos Bergamaschi, o curso foi fundamental para que os participantes pudessem se aprofundar nos temas propostos. Assim como ele, a maioria concordou que a formação foi de extrema importância, mas lamentaram que não houve muito tempo para novas discussões.

A Acanor planeja agora, como todos os anos, seu encontro de formação para Florianópolis, com programação feita a critério da Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc). Caso os associados estejam de acordo, a capacitação deverá ocorrer na primeira semana de dezembro.

Entre os assuntos da pauta, pausa para novo debate a cerca da instalação de uma unidade do Instituto Tecnológico Federal em São Lourenço do Oeste, a qual atenderia toda a região. O vereador Alex Tardetti, que representou a Associação em Brasília, recentemente, em audiência pública sobre o assunto com lideranças da região, explicou que o município de São Lourenço do Oeste se colocou a disposição para receber a unidade no Estado, mesmo ele estando fora da previsão do governo federal sobre a instalação de novas 60 unidades para este ano.

Os representantes do município disseram ter, muito além do terreno, uma sede inteira a disposição, sendo esta localizada no distrito de Frederico Wastner, interior de São Lourenço do Oeste.

Moção de apoio

O presidente da Acanor, Bolivar Turmina, em acordo com os associados, fará uma Moção de Apoio ao vice-presidente de São Lourenço do Oeste, Daniel Hippler, para que assuma o cargo de diretor de Apoio à Gestão Municipal e Territorial no Ministério das Cidades. O convite chegou a ele no início deste mês. Para Bolivar, ter um representante da região Noroeste dentro do Ministério das Cidades será benéfico para todos e, independente de partido, o apoio de todos neste momento é importante. Vale lembrar que Hippler assumiu a presidência da Acanor em 2012, se ausentando da entidade durante o período eleitoral.