Autor: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Foto: Divulgação
O homem acusado de matar a esposa em 14 de dezembro de 2023, em Jupiá (SC), foi a juri nesta quinta-feira (17) no Fórum de São Lourenço do Oeste (SC). O julgamento terminou na tarde desta sexta-feira (18) e ele foi condenado. Na época, o crime foi registrado como um suicídio e somente em fevereiro de 2026 é que a Polícia Civil descobriu que se tratava de um feminicídio.
Somadas as penas, o homem foi condenado a 34 anos, um mês e 18 dias de prisão, além de 44 dias-multa e do pagamento de R$ 100 mil para reparação dos danos morais causados em favor dos herdeiros da vítima. O casal tinha um filho.
O réu já se encontrava preventivamente preso e a Justiça determinou a imediata execução da pena, ou seja, o réu Anderson Francisco Campanha continuará preso, agora cumprindo a pena.
Sobre o crime
A companheira do investigado, com 34 anos, foi encontrada sem vida no banheiro da residência do casal. Embora o cenário inicial tenha sido registrado como suicídio, o trabalho técnico da Polícia Civil revelou ser um feminicídio seguido de uma complexa simulação para enganar as autoridades.
De acordo com a polícia, o homem desligou o sistema de monitoramento da casa minutos após chegar com a vítima, tentando apagar qualquer rastro visual da agressão. Foram realizados exames necroscópicos, toxicológicos e análises forenses em dispositivos eletrônicos, que comprovaram a manipulação de evidências digitais e o comportamento controlador do agressor.




