Aeroclube de Francisco Beltrão retomará curso de piloto privado

Geral
Francisco Beltrão | 30/08/2016 | 09:41

Informações e foto: Jornal de Beltrão

O avião Piper CUB, o amarelinho, voltará a ser usado para a instrução prática dos alunos do curso de piloto privado do Aeroclube de Francisco Beltrão (PR). Há oito anos, o avião, que tem assentos para o piloto e instrutor, deixou de ser usado para os voos de instrução porque as horas permitidas tinham se esgotado.

Os instrutores passaram a utilizar os aviões Aero Boero e o de dois empresários locais para as aulas práticas. "É uma alegria de ver ele aí de novo", destaca Edson Flessak, presidente do Aeroclube. O Piper CUB passou por uma reforma completa em uma empresa de Campo Mourão (PR). O motor Continental foi comprado nos Estados Unidos e trazido para o Brasil. A pintura e a hélice também são novos.

Este modelo de avião é de 1950 e foi fabricado nos Estados Unidos. Modelos como Piper CUB foram usados pelas Forças Armadas para treinar pilotos na 2ª Guerra Mundial. Por ser simples e prático, o Piper CUB é o modelo que mais formou pilotos no mundo. Ele é indicado, também, para a formação de pilotos de aviação agrícola.

Novo curso

Os futuros alunos dos cursos de piloto privado do Aeroclube terão duas opções para voar: com o Piper CUB e o Cessna 15, este último que pertence a dois empresários locais e também é usado para instrução para os alunos.