Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Há muitos anos, em Vitorino (PR), pessoas são atraídas até uma fonte chamada de "água milagrosa" ou "água de São João Maria". O local misterioso fica na comunidade Nossa Senhora de Fátima, próximo da divisa do município com Mariópolis (PR).
Os pedidos variam. Pessoas pedindo proteção, a cura de doenças e, porque não, vitória nas urnas. A fonte hoje fica em território particular, mas as pessoas têm livre acesso.
Rosalina Furlanetto, que morou na comunidade por 38 anos, conta que o marido, Carlos Passietchny, teve seu pedido atendido. Com uma frieira nos pés que não curava por nada, Carlos foi até a fonte por oito dias. Tomou a água e lavou os pés. Foi o suficiente, segundo a esposa, para a cura.
O local tem Valdemar Ritti como caseiro, que também conta algumas histórias de pedidos atendidos. Porém, ele mesmo, nunca teve nenhum. "Não sei se não tenho muita fé", brinca.
De onde surgiu?
Rosalina diz que foi a família Carneiro quem descobriu o local. Depois, com o tempo, abriu-se uma trilha e as pessoas até hoje vão lá pegar água para beber e, porque não, fazer seu pedido. Ela conta que o local chegou a ter uma imagem de Nossa Senhora de Fátima, mas foi destruída.
Investimento
O secretário de Defesa e Meio Ambiente de Vitorino, Marcio Tibes, explica que não há projetos para tornar o local ponto de visitação pública, mas adianta que o governo municipal está investindo na infraestrutura das estradas. Em breve, será feita pavimentação com asfalto próximo do local.