Informações e foto: SDR de Quilombo
O TCE/SC e a Secretaria de Educação do Estado desenvolveram o 2º Concurso de Redação com o tema “O papel do Tribunal de Contas e do cidadão no combate ao desperdício do dinheiro público”. A iniciativa do Tribunal, realizada com o apoio técnico e operacional da SED, foi a principal ação da 2ª edição do projeto “TCE na Escola”, que teve a participação de 18.281 alunos de 693 turmas, de 6º e 7º anos do ensino básico da rede pública estadual. A proposta do projeto é investir na formação de novos parceiros para a tarefa de avaliar a qualidade dos gastos públicos, por meio da educação para a cidadania.
Os três vencedores e seus orientadores foram premiados com tablets e suas escolas receberão kits de livros de literatura. Os alunos ainda serão contemplados com uma viagem à capital junto com os professores orientadores, de 17 a 19 de novembro.
A primeira colocada foi Thauani Gabrielli Iarochesski, da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, de Jaraguá do Sul; a segunda foi Brenda Luiza Matte, da Escola de Educação Básica São Luiz, de União do Oeste, e a terceira foi Natalie Rodrigues, da Escola Básica Antônio Morandini, de Chapecó. A solenidade de entrega dos prêmios está marcada para o dia 18 de novembro, às 16h, no plenário do TCE/SC, em Florianópolis, e contará com a presença do secretário Deschamps.
“Quando o dinheiro público é bem aplicado, todos ganham. Todo o administrador público deve ser honesto e devolver ao povo esse dinheiro em forma de benefícios e serviços”, sustenta Brenda Matte, 12 anos, no trabalho classificado em segundo lugar, sob o título: “O meu, o seu, o nosso dinheiro”. “Por ser dinheiro que o cidadão contribui, ele deve ser bem aplicado, e, para garantir isso temos o Tribunal de Contas, os vereadores e todos nós fiscais”, explica a aluna da escola de União do Oeste.
O professor/orientador Vagner Gugel, explica que a iniciativa partiu da direção. “Trabalhei com o sexto ano com o tema TCE. Eu sou professor da disciplina de geografia e por duas semanas trabalhamos o tema e colhemos os frutos com a aluna Branda” lembra Gugel. A diretora da Escola de Educação Básica São Luiz, Elza Gobbi Tessaro agradece ao empenho do professor e também dos alunos que participaram do projeto. “Com o apoio dessas pessoas a Escola vem sendo destaque a nível Estadual e Nacional com vários projetos implantados” destaca Elza