Alunos conhecem projeto Sabão Ecológico realizado por associação

Geral
Quilombo | 07/06/2016 | 16:00

Informações e foto: Prefeitura de Quilombo

Na tarde de segunda-feira (6), integrantes do projeto Sabão Ecológico participaram das atividades promovidas pela Escola de Educação Básica (EEB) Professora Jurema Savi Milanes, em Quilombo, em razão do Dia Internacional do Meio Ambiente.

As atividades continuam na escola ao longo da semana com objetivo de estimular e conscientizar práticas de preservação ambiental. Palestras e plantio de árvores de pau-brasil estão realizados com os alunos. “A participação da associação nas atividades da escola Jurema foi muito importante, pois queremos em breve construir uma parceria com a escola para contribuir na coleta do óleo de fritura”, destaca Iracy Sutil, que faz parte do projeto.

O projeto Sabão Ecológico surgiu com a iniciativa de produzir sabão reutilizando o óleo de cozinha. Segundo estudo realizado pelo Sebrae, o município de Quilombo tem potencial para coletar óleo suficiente para produzir 20 toneladas de sabão e seis toneladas de sabonete anualmente. Com a marca “Do Bem”, o projeto se volta para conseguir todos os registros e licenças para dar início a produção.

Quem conduz o projeto é a Associação dos Sem Moradia, que foi contemplada com R$ 300 mil oriundos de parcerias com o governo estadual, BNDES e prefeitura de Quilombo, esta que disponibilizou o terreno de 3.490 metros quadrados, terraplanagem e assistência através da Secretaria de Assistência Social. O Sebrae foi parceiro no estudo de viabilidade para implantação do negócio. Vários recursos já foram recebidos, como um caminhão, máquinas e equipamentos e matéria-prima.