Alunos da EEB Rui Barbosa provocam discussão sobre consumismo

Geral
São Lourenço do Oeste | 20/07/2016 | 11:09

Autor e fotos: Marcelo Coan

Na manhã desta quarta-feira (20), com cartazes e faixas, alunos da Escola de Educação Básica (EEB) Rui Barbosa chamaram a atenção de motoristas e pedestres que passaram pelo cruzamento da rua Coronel Bertaso e avenida Ernesto Beuter. A ação faz parte de um concurso promovido pela Samsung e envolveu alunos da turma do 1º ano do Ensino Médio.

Nelson da Costa, professor de física que acompanhou a turma, explicou que se trata de um concurso nacional no qual os jovens precisam chamar a atenção e conscientizar a população para o consumo moderado.

De acordo com o professor, a ideia é fazer com que as pessoas realmente pensem antes de comprar e consumir alguma coisa. Avaliar se realmente é necessário ou se é um ato influenciado pela publicidade e propaganda. Ele contou que a atividade na rua é a primeira etapa do projeto. Num segundo momento, no ambiente escolar, será feito um brechó para que os alunos troquem objetos. Paralelo a isso, planeja-se ainda um seminário e a elaboração de um projeto de lei que deve ser apresentado pelo vereador mirim que representa a escola no Parlamento Jovem.

Sustentabilidade

Outro assunto que deve ser pautado ao longo do projeto é a questão da sustentabilidade. O professor contou que a ideia é escolher um produto que é consumido pela maioria e fazer uma análise, por exemplo, de quanta energia, água e outros recursos naturais são gastos para a produção.

Projeto

Conforme o professor, o concurso é dividido em etapa regional e nacional. A escola vencedora do concurso deve ser conhecida no dia 30 de agosto.