Informações: Governo do Estado
Foto: Arquivo/Minutta
A condição climática dos últimos dias, com nevoeiros ao amanhecer e temperaturas não tão baixas, mantém-se nesta segunda (4) e terça-feira (5) em Santa Catarina. Os moradores do Estado devem sentir a mudança no tempo só a partir de quarta-feira (6), quando está prevista a chegada de uma frente fria que provocará chuva e declínio da temperatura em todas as regiões.
A partir de quarta, a previsão é de geada nas áreas altas do Oeste ao Planalto, onde a temperatura ficará próxima de 0°C na madrugada e ao amanhecer de quarta e quinta-feira (7). Conforme a Epagri/Ciram, a mudança no tempo estará associada ao avanço de uma frente fria por Santa Catarina, seguida de uma massa de ar frio e seco, quebrando o bloqueio atmosférico que manteve o tempo firme nos últimos dias.
Ainda de acordo com a Epagri/Ciram, a previsão climática para o trimestre (junho, julho e agosto) é de chuvas próximas e acima da média para Santa Catarina. Os maiores elevados de chuva devem ocorrer neste mês de julho e, principalmente, em agosto. Em relação à temperatura, a previsão é de inverno com frio típico. Nos meses de inverno, podem ocorrer veranicos, porém o mais comum são as atuações de massas de ar frio de origem polar.
A meteorologista Gilsânia Cruz informou que as temperaturas devem ficar dentro da média para o Sul do Brasil. “Os catarinenses sentirão o frio normal para o inverno. Os dois últimos invernos é que foram acima do normal, mais quentes e com pouco frio. Então, as condições de temperaturas baixas e intensas são consideradas normais e serão frequentes nos próximos dias e meses”, disse.