“As palestras nos deram a certeza de que estamos no caminho certo”

Geral
São Lourenço do Oeste | 28/04/2015 | 08:59

Autor e foto: Marcelo Coan

Na tarde de sexta-feira (24), no auditório do Poente Hotel, jovens empreendedores de todas as regiões do Estado participaram da Assembleia Geral Ordinária (AGO) do Conselho Estadual do jovem Empreendedor de Santa Catarina (Cejesc). O evento foi sediado e organizado pelo Núcleo do Jovem Empreendedor (NJE) da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). O lema da AGO foi “DNA Empreendedor”. Cerca de 80 pessoas participaram da programação no município.

Pela manhã os participantes se dividiram em grupos e visitaram as empresas: Tevere, Parati e Blan Luminárias. Na noite de quinta-feira (23), parte do grupo participou de duas palestras. Uma com o supervisor estadual do Programa Empreender da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Clóvis Consoli. A outra foi com o presidente da Acislo, Jandir Bortoluzzi, com o tema “A força do associativismo”.

Saulo Pandini, responsável pela organização da AGO em São Lourenço do Oeste, disse que as AGOs são reuniões mensais do conselho estadual. Segundo ele, hoje são 12 regionais em todo o Estado e a cada mês uma sedia o evento. “O objetivo desse evento é disseminar e compartilhar os projetos do Cejesc e de todos os núcleos que fazem parte do conselho”, disse ele emendando que também busca-se uma maior integração entre os núcleos.

Pandini explicou que a participação maior sempre é da região, contudo, ele conta que na AGO de São Lourenço do Oeste a organização contabilizou a presença de representantes de São Miguel do Oeste, Xanxerê, Campos Novos, Gaspar, Criciúma, Tubarão, Içara e Florianópolis.

Além de compartilhar experiências, Pandini garante que o evento é uma oportunidade de apresentar a cidade. “O nosso foco foi apresentar a cidade, mostrar por que temos tantas referências estaduais e incentivar os nossos nucleados a conhecerem as demais regiões do Estado”.

Jaderson Zuanazzi, coordenador do NJE da Associação Comercial e Industrial de Chapecó (ACIC), falou que o grupo aproveitou a programação para buscar informações. No total, 21 nucleados participaram da AGO. Como a organização do evento teve a preocupação e o cuidado de fazer o contato individual, Zuanazzi arisca a dizer que a AGO de São Lourenço do Oeste foi a mais bem organizada das que participou.

Como a programação trouxe em discussão o associativismo, Zuanazzi falou que isso reforçou a ideia de que organizar empresas nesse formato é o caminho para o futuro. “As palestras nos deram a certeza de que estamos no caminho certo”, disse ele lembrando que a partir da filosofia do associativismo grupos conseguem se engajar e desenvolver projetos em comum. “Dentro do próprio núcleo nós temos uma empresa onde 19 nucleados fazem parte”, disse Zuanazzi.