Atletas do Futsal São Lourenço são monitorados através de software

Esporte
São Lourenço do Oeste | 03/03/2015 | 15:11

Autor e fotos: Angela Maria Curioletti

A cada dia, treinadores e comissão técnica buscam novas ferramentas para melhorar o desempenho de seus atletas, dar mais velocidade ao time e ter o melhor rendimento dentro de quadra. No início deste ano, o Futsal São Lourenço/Citromax também buscou aperfeiçoamento para ter mais informações sobre a capacidade de cada atleta.

O Firstbeat Sports é uma ferramenta de software de uso profissional para avaliar testes de aptidão física, prática de programação de treinamentos de atletas individuais e de equipe, quantificação de carga e avaliação dos níveis de estresse e do grau de recuperação de desempenho dos atletas. Pode também ser usado como uma ferramenta de pesquisa em laboratórios de universidades e grupos de pesquisa.

Através de uma parceria, o time lourenciano está utilizando o sistema em dois atletas. Chamadas de fitas, elas ficam junto ao corpo do jogador e são monitoradas pelo preparador físico Leonardo Coimbra, o Léo. “O Firstbeat monitora em tempo real até seis parâmetros fisiológicos do atleta. Isso dá qualidade de trabalho e possui variáveis, assim podemos codificar se o trabalho será leve, médio ou intenso”, explica.

Entre os parâmetros avaliados está a Taxa de Esforço (TE), percentual da frequência máxima, consumo do oxigênio e frequência cardíaca. “Conseguimos saber como o atleta está sentindo na hora do jogo, do treino, enfim, dentro de quadra”, ressalta.

Sobre o monitoramento

Léo conta que as fitas são emprestadas através de uma parceria com o professor Belmar Ramos Junior, da Faculdade de Pato Branco (Fadep), que revende o sistema. O preparador físico conta que o sonho é ter, no mínimo, dez fitas, para que dez atletas sejam monitorados ao mesmo tempo.

“Isso é extremamente significante pra nós que estamos trabalhando com esporte de rendimento. O software ainda tem uma coisa importante. Conseguimos acompanhar o jogador no outro dia, saber como passou a noite e se pode participar de uma nova sessão de treinamento”, conta Léo, salientando ainda que o método não é invasivo, como tirar sangue, por exemplo.

Novidade

O sistema começou a ser usado neste ano com o time de São Lourenço do Oeste e Léo arrisca dizer que “é o único time de futsal da América Latina que está usando o Firstbeat”. Como o revendedor é um professor de Pato Branco, eles sabem dizer quais equipes de alto rendimento usam o sistema. Alguns times de campo já usam, no caso do Grêmio.

Rendimento

Léo é preparador físico do Futsal São Lourenço/Citromax desde o início de 2014. Numa avaliação rápida do time, ele frisa que é injusto julgar o trabalho de agora com os outros que passaram. Diz que o time adulto progrediu, mas ainda há muito que melhorar, “ainda mais a parte física, parte de esforço. Temos mais para tirar deles e potencializá-los”.