Autor: Marcelo Coan
Foto: Reprodução
Nesta sexta-feira (14), às 9h, na Associação dos Municípios do Noroeste (AMNoroeste), em São Lourenço do Oeste, prefeitos da região, secretários de Secretarias de Desenvolvimento Regional (SDRs), representantes da área de segurança, associações comerciais e a deputada estadual Luciane Carminatti discutirão, em audiência pública, a atual situação da segurança pública e a implantação de uma Guarnição Especial (GE) da Polícia Militar (PM) no município.
De acordo com o presidente da AMNoroeste, Geraldino Cardoso, prefeito de São Lourenço do Oeste, a intenção é apoiar o projeto de lei — de autoria de Luciane que tramita na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) — que prevê a criação de três guarnições especiais para a região o Oeste. A ideia seria uma GE em Xanxerê, uma em Chapecó e outra em São Lourenço do Oeste.
Cardoso disse que a discussão é importante, pois quando há uma guarnição especial também há o aumento da segurança pública. “Esta guarnição tem um efetivo de até 100 policiais”, disse ele e lembrou que hoje toda a região — mais de 40 municípios — é subordinada ao 2° Batalhão da Polícia Militar de Chapecó que atende mais de 400 mil pessoas. “Como Chapecó tem uma demanda muito grande, os municípios da região ficam prejudicados de alguma forma”, resumiu ele.
A discussão é para implantação de guarnições especiais, pois batalhões só podem ser instalados em municípios onde há pelo menos 200 mil habitantes. Situação que não se aplica na região.