Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
O movimento migratório em São Lourenço do Oeste (SC), com foco nos venezuelanos, foi tema de uma audiência pública na noite de quinta-feira (17), na Câmara Municipal. De forma semipresencial, o público pôde acompanhar o ato de forma virtual, interagindo através das redes sociais.
O vereador Rennã Fedrigo foi o mediador da audiência, enquanto a vereadora Marlice Perazoli presidiu.
Os palestrantes da noite fizeram suas explanações também de forma virtual. Marcelo Marcus Teixeira, advogado, é coordenador do Programa de Mestrado em Direito Internacional da Unochapecó. Já Regina da Silva Suenes é gerente de Políticas para Igualdade Racial e Imigrantes, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social.
A secretária de Assistência Social de São Lourenço do Oeste, Vania Garbin Baldissera, falou que em fevereiro deste ano havia 20 famílias sendo atendidas na cidade, sendo que hoje este número já está em 60, correspondendo a 200 pessoas, aproximadamente. Para ela, a dificuldade dos municípios que estão recebendo estas pessoas é a mesma e o governo municipal trabalha dentro de suas possibilidades para fazer o atendimento de todos.
Juliane Godoy, que representou os migrantes na audiência de quinta, enalteceu a recepção de todos, dizendo que o governo municipal tem sim feito seu trabalho e que as empresas também estão dando oportunidade de trabalho.
Também participaram a secretária de Saúde, Camila Lorenzet, o secretário de Educação, Alex Cleidir Tardetti, o presidente da Acislo, Deni Boito, o representante da CDL, Rodrigo Wittmann, e o prefeito em exercício, Edilso Paulo Ranzan.
Projeto
O vereador Fedrigo trabalha em um projeto de lei para definir políticas públicas para o atendimento as famílias migrantes. O projeto, que está em fase final, deverá ser apresentado nas próximas sessões.






