Autor de ataque a Saudades responderá por 14 tentativas de homicídios, além das cinco mortes

Policial
Saudades (SC) | 21/05/2021 | 20:56

Informações: Diário do Iguaçu
Foto: ND+

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) concedeu entrevista coletiva, no fim da tarde desta sexta-feira (21), sobre o ajuizamento de uma ação penal pública contra Fabiano Kipper Mai, 18 anos, que invadiu, no dia 4 de maio, a creche Pró-Infância Aquarela, em Saudades (SC), e matou três crianças e duas funcionárias, além de deixar uma quarta criança ferida.

Durante a coletiva, o promotor Douglas Dellazari detalhou as investigações que embasam a ação. O autor foi denunciado por cinco homicídios e 14 tentativas, qualificados por motivo torpe, cruel e recurso que dificultou e impediu a defesa da vítima.

Durante a confecção dos relatórios, o promotor relatou que foi possível perceber que o autor pesquisou sobre instrumentos do crime e tentou várias vezes comprar armas de fogo. Ao não conseguir, começou a avaliar cometer o massacre com arma branca – inclusive, foi termo de pesquisa utilizado por ele. O objetivo dele, segundo o MP, era de matar o máximo de pessoas com o interesse de ganhar o reconhecimento e a fama do meio em que vivia. O denunciado nutria idolatria por assassinos em série. A quebra de dados revelou inúmeros acessos a conteúdos impróprios e de extrema violência, ódio e de matança generalizada. O MP informou ainda que o autor julgou a creche um alvo fácil num ambiente que não era esperado esse tipo de atitude.

Júri

Questionado sobre uma possível mudança de local do júri, o promotor explicou que a Justiça é que deve definir sobre transferência para outra região, mas o MP defende que seja julgado pela sociedade onde o crime foi cometido.

Outros crimes

Durante as investigações, foram identificados outras pessoas com as mesmas características  e interesses nos mesmos termos pesquisados visando massacres em escola. Na fase de investigação já houve o devido encaminhamento para Polícia Federal para evitar novas tragédias. Não foram divulgados quais estados foram alertados.

Participação de terceiros

Durante as investigações, foi possível verificar que o autor conversou em um fórum com outros usuários sobre suas intenções de matar e provocado nesse sentido, não comentou com ninguém sobre o crime.

Na coletiva

Ainda participaram da coletiva o promotor de justiça Júlio Locatelli, que colabora com o caso, o procurador-geral de Justiça, Fernando da Silva Comin, e o subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais do MPSC, Alexandre Estefani.