Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Reprodução/Internet
O transporte para acadêmicos que estudam fora de São Lourenço do Oeste é um pedido constante, mas que até hoje não aconteceu. O projeto faz parte do Plano de Governo da atual administração municipal, inclusive, na semana passada, o prefeito, Rafael Caleffi, e o secretário de Educação, Alex Tardetti, divulgaram um vídeo pelas redes sociais falando sobre o assunto.
Segundo Tardetti, a administração municipal já estuda um projeto para beneficiar os acadêmicos. "Já fizemos consulta na contabilidade e controladoria do município para analisar as melhores formas de repasse aos acadêmicos. Ainda, estamos vendo com a procuradoria do município a elaboração da lei autorizativa que, posteriormente, será encaminhada a Câmara Municipal", diz.
Para ajudar nesse processo, o secretário adianta que seria preciso fazer um levantamento destes universitários, por cursos e universidades com a ajuda dos usuários. "Já estamos solicitando que, em consonância com a elaboração do projeto de lei, os acadêmicos e empresas elaborem a listagem dos acadêmicos para fazermos nossas considerações". Tardetti acrescenta que para quem não usa o transporte coletivo, poderá levar a sua identificação isoladamente na Secretaria de Educação. "Orienta-se colocar na lista nome, CPF, curso e instituição de ensino", emenda.
Sobre os valores, a proposta da administração municipal é pagar 50% do valor, usando como referência o ano de 2016. "Sabemos que algumas empresas podem usar desta informação e aumentar o custeio, como já ocorreu em anos anteriores. Por isso, opino que o valor repassado deve ser pessoal, assim cada acadêmico escolhe a empresa que melhor lhe convier", diz.
Tardetti explica que primeiro é preciso quantificar os estudantes para aprofundar o estudo e saber se todos serão ajudados. No vídeo, ele questiona "o que queremos para o Ensino Superior de São Lourenço, investimos nos acadêmicos ou para que as instituições locais, presencias e semipresenciais tenham apoio e incentivo para crescimento, como novos cursos?".
Segundo o secretário, a parceria entre Secretaria de Educação e universidades instaladas em São Lourenço do Oeste vão ganhando corpo com o tempo. "Temos mantido diálogo bastante evolutivo no sentido de fazer parcerias. Não tenho dúvida que por parte da secretaria as universidades e o IFSC terão todo apoio e amparo legal para crescerem no município. Óbvio, precisamos ser competitivos nos valores de mensalidade, na qualidade de ensino, na estrutura física e na diversidade de cursos", finaliza.
Opinião do estudante
Vanuza Flor está no quarto período de Psicologia, na Faculdade de Pato Branco (Fadep), curso que não tem em São Lourenço do Oeste. Para ela, o benefício proposto pela prefeitura ajudaria muito, pois quem já foi acadêmico de faculdade privada sabe que os gastos são muitos, sendo mensalidade, materiais, xerox e transporte. "Muitos estudantes trabalham, mas geralmente o dinheiro dá para as despesas e só, ou nem é suficiente para custear a graduação", explica.
Sobre ajudar a secretaria num levantamento, a acadêmica acredita que todos estariam dispostos e ajudariam no processo. Ela também diz que as empresas de transporte poderiam contribuir.





