Autor: Marcelo Coan
Fotos: Angela Maria Curioletti
“Ele foi feito a seis corações”, disse Mariza Fatin, uma das filhas do fundador da Parati S/A, Angelo Fantin. A fala faz referência a biografia do empresário lourenciano que morreu no dia 30 de outubro de 2015. O livro "Angelo Fantin - A força do caráter", que começou a ser escrito enquanto Fantin ainda estava vivo, a cerca de cinco anos, conta um pouco de sua história e trajetória, com falas exclusivas do empresário.
Na noite desta sexta-feira (1°), durante o Prêmio Empreendedor do Ano da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Mariza fez a entrega de um exemplar do livro à entidade. Mariza explicou que a obra vinha sendo pensada a bastante tempo, mas começou a ganhar forma nos últimos anos. “Quem compilou, procurou os dados e teve um envolvimento maior foi a Márcia, minha irmã. Foi um livro feito a muitas mãos e seis corações”, disse ela.
Emocionada, Mariza disse que o pai morreu em parte. Segundo ela, Angelo Fantin continua vivo nas atitudes das pessoas e nas lembranças. “Falava recentemente com um colaborador e ele contava que ainda lembra quando o pai andava de bicicleta pelos terrenos da Parati, olhando e dando apoio”. Para a filha, quando uma pessoa está na memória, ela não morre e as ações permanecem. “A gente faz as coisas com o olhar dele. Claro, a gente sofre muito com a ausência material e física dele. A mãe (dona Ida) é quem realmente está sofrendo muito, pois foram 63 anos juntos, mas a vida continua”, disse ela.
Compartilhar
Questionada sobre a distribuição da biografia, Mariza adiantou que não será colocada a venda, entretanto, será disponibilizada exemplares para bibliotecas, amigos da família, colaboradores, autoridades e empresários. “Está sendo distribuído, mas aos poucos, pois há muitos que querem”, finaliza.