Autor: Angela Maria Curioletti
Foto: Maya Diaz
País engrossa a lista de turistas que pretendem aumentar seus orçamentos em média 5% na próxima viagem
Cotado em R$ 2,38 até o fim da tarde de ontem, o dólar continua em alta no país, mas parece não afetar todos os brasileiros, principalmente em se tratando de fala em viagens, até mesmo as internacionais.
Gerente de uma agência de viagens em Pato Branco, Neide Cattani conta que os pacotes continuam sendo vendidos normalmente, sendo que os roteiros mais procurados são países da Europa, como França e Espanha. “As pessoas que procuram viajar este ano não estão levando em conta a alta do dólar”, explica Neide, confirmando o resultado do Estudo Global de Intenções de Viagem Visa 2013.
A revelação é de um crescimento generalizado no turismo internacional, apontando que os viajantes pretendem aumentar seus orçamentos em média 5% na próxima viagem. O Brasil é o país que apresenta maior crescimento percentual entre os pesquisados. O turista brasileiro espera aumentar em 52% o valor desembolsado com a viagem. Para Neide, há uma explicação simples, onde muitos brasileiros economizam muito tempo para a viagem dos sonhos. “As viagens internacionais acabam sendo procuradas muito por terem locais bons para turismo, além de serem o sonho de consumo de muitos”, reforça. Períodos como Natal e Ano Novo são os que rendem mais vendas de pacotes de viagens.
Em relação ao estudo nacional, houve consulta com 12.631 viajantes de 25 países, concluindo, por exemplo, que os turistas brasileiros, junto com os sauditas, australianos, chineses e sul-africanos, estão entre os cinco que mais gastaram na última viagem, com um valor médio de USD 2.956 (dólares), acima da média global, que foi de USD 2.390 (dólares). Esse dinheiro foi destinado, principalmente, ao comércio, que representou 27% do total de gastos, seguido de Comida e Bebida, com 26%, e atividades em geral, com 25%. A expectativa é que esse valor quase dobre na próxima viagem, alcançando 4.501 dólares.
"A Visa realiza o estudo de Intenções de Viagem desde 2006, com o objetivo de contribuir para o aumento no volume de informações disponíveis para a indústria de turismo e ajudar seus participantes a tomar decisões inteligentes que beneficiem o viajante" afirma Jennifer McGowan, diretora-executiva de Relações Corporativas da Visa para a América Latina e Caribe.
Perfil do turista brasileiro
Em relação aos destinos mais procurados, Estados Unidos e Argentina estão no topo da preferência dos viajantes brasileiros. 47% viajaram para a Argentina nos últimos dois anos e 40% para os EUA, seguido de Itália (16%), França (16%) e Chile (15%). Para as intenções de viagem no próximo ano, o cenário não muda muito, a preferência continua sendo pelos Estados Unidos (25%), seguido por Argentina (11%), Itália (9%), França (6%) e Canadá (5%). Segundo o estudo da Visa, o fator que mais pesa na escolha do destino é a riqueza de cultura local (39%).
Os resultados ainda mostram que 75% dos brasileiros escolhem viajar com a família ou cônjuge e a média de estadia é de 11 noites. Outra descoberta é que o brasileiro gosta de planejar suas viagens com calma e começa a pensar no destino com três meses de antecedência. Para efeito de comparação, a média global é de 11 dias. O meio de transporte mais utilizado pelos brasileiros é o avião (92%) e a maioria deles escolhe hotéis de uma a três estrelas (43%), enquanto 32% ficam em hotéis com quatro estrelas ou mais.