Câmara de SLO apoia movimento pela não instalação da UPA em São Paulinho

Política
São Lourenço do Oeste | 25/09/2013 | 10:45

Informações: Câmara Municipal
Foto: Arquivo/Minutta

Na noite da última segunda-feira (23), a Câmara Municipal de São Lourenço do Oeste, entre outras questões, aprovou uma moção, de autoria da bancada do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) em favor da comunidade de São Paulinho, que reivindica a mudança de local para construção da Unidade Prisional Avançada (UPA).

Depois de aprovado, o documento foi encaminhado ao prefeito, secretário regional da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, secretário de Estado da Segurança Pública e ao Executivo Estadual.

Além de apoiar os moradores da comunidade de São Paulinho – que pedem para que a UPA seja construída em outro lugar – a moção cita que nos últimos anos as tratativas feitas entre os governos municipal e estadual resultou na doação do terreno na comunidade de São Paulinho para a execução do projeto da Unidade Prisional Avançada. Depois disso, ao realizar serviços de terraplenagem, o cemitério da comunidade – que está localizado ao lado do terreno – o qual existe a aproximadamente 50 anos, teria ficado em situação precária em função das ações no terreno.

Os parlamentares relatam ainda que não foi somente este motivo que ensejou a mobilização contrária dos moradores, mas que o projeto inicial da UPA foi ampliado, aumentando significativamente o número de vagas para a unidade, o que resultará em espaço maior e até certa insegurança por parte dos habitantes daquela comunidade.

Segundo informações da Câmara, o terreno doado fica junto à área destinada às indústrias e muito próxima ao perímetro urbano.

Outros trabalhos

Além da moção que trata da questão da UPA, que há tempo gera discussão, a Casa aprovou outras duas moções. Uma delas, também de iniciativa da bancada do PMDB, é endereçada a Presidência da República com o objetivo de apoiar o movimento para que a BR-282, trecho entre Campos Novos e divisa internacional com Argentina, com cerca de 360 quilômetros, seja incluída no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Já a outra, da bancada Petista, parabeniza o empresário lourenciano Ernesto João Reck, eleito presidente da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), que será empossado no próximo dia 7 de outubro, na capital do Estado.