Autor e foto: Angela Maria Curioletti/Portal Minutta
Contar a história de um lugar é mais do que narrar fatos do passado, é manter viva a memória coletiva que forma a identidade de uma comunidade. O acervo histórico de uma cidade é como um espelho do tempo: ele revela as raízes culturais, os costumes, os desafios superados e os sonhos construídos por seus moradores.
Em São Lourenço do Oeste (SC), este trabalho é feito pela Câmara Municipal há muitos anos. A ação começou quando o município completou 50 anos de emancipação e a equipe de servidores teve a ideia de narrar a história do Legislativo e da comunidade.
"Percebemos a necessidade de ampliar a história de um livro que havia sido publicado sobre a cidade. O projeto que era 'acervo de memorias do legislativo' passou a ser 'acervo de memórias de São Lourenço do Oeste", conta o secretário Executivo da Casa de Leis, Éderson Hermann.
O acervo de memórias foi contado, primeiramente, por catálogos que são divididos por mandatos e lançados em 2008. De lá pra cá, o projeto continuou e, agora, a Câmara Municipal finaliza o catálogo da gestão 2021 a 2024.
Como acessar?
A população tem acesso ao Acervo de Memórias de forma presencial ou pelo site da Câmara Municipal - https://www.saolourencodooeste.sc.leg.br/institucional/resgate-historico-1. "Entendemos que somos um dos únicos municípios no Brasil que faz este trabalho, de fazer este resgate de forma continuada", explica Hermann.
O Legislativo lourenciano conta ainda com outros programas, como Parlamento Jovem e Conheça o Legislativo, por exemplo.
Sobre o Acervo de Memórias, os interessados podem agendar também uma visita guiada. O contato é o (49) 3344-2666.