Caminhada contra violência sexual infantil reúne centenas de alunos nas ruas

Geral
São Lourenço do Oeste | 14/05/2015 | 17:00

Autor e foto: Marcelo Coan

Na tarde desta quinta-feira (14), numa parceria entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, centenas de crianças e jovens participaram da caminhada contra a violência sexual infantil. Carregando cartazes e vestindo camisetas, alunos, professores, autoridades políticas e de entidades percorreram algumas ruas de São Lourenço do Oeste. O grupo saiu da Escola de Educação Básica (EEB) Sóror Angélica, passou pela rodoviária e seguiu pelas ruas Ernesto Beuter, Ceronel Bertaso e Rui Barbosa, além da avenida Brasil até chegarem na praça da Bandeira.

Irma Isoton, secretária de Assistência Social, explicou que a caminhada busca mobilizar e conscientizar a sociedade sobre os direitos da criança e do adolescente. Segundo ela, a programação é alusiva ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, comemorado no dia 18 de maio.

Com o lema “Criança livre da violência”, a secretária disse que a intenção é mobilizar toda a sociedade para que fique atenta e denuncie caso haja algum caso de abuso. “Se houver a denúncia, as pessoas estarão ajudando e livrando as crianças de terem o futuro destruído”, disse ela lembrando que o foco é prevenir.

Para o oficial da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), Cícero Soares Brum, a caminhada é uma medida preventiva e educativa. “Infelizmente muitos casos de abuso chegam ao Judiciário anualmente”, falou explicando que só com educação esses números podem ser reduzidos.

Brum acredita que o problema existe porque faltam penas mais rigorosas. Junto com isso, ele conta que em muitos casos as crianças não são ouvidas. Apesar de a caminhada não resolver todos os problemas, o oficial garante que esse trabalho mostra para as crianças, os adolescentes e os adultos que é preciso denunciar. “Muitos não têm coragem, muitos estão desacreditados e isso é uma forma de estimular as crianças a se manifestarem”.

Programação

Conforme a secretária, neste ano o esforço foi concentrado na divulgação. Para isso o município utiliza banners, cartazes, botons, veículos de comunicação e camisetas.