Informações e foto: Polícia Civil
A Polícia Civil, num trabalho conjunto entre a 12ª Delegacia Regional de Polícia, Núcleo de Inteligência Penal (NIPE), Penitenciária/Presídio de Chapecó, Divisão de Investigação Criminal de Fronteira (DICFron) de Chapecó, Serviço Aeropolicial de Fronteira (SAERFron) e Canil da Polícia Civil de São Lourenço do Oeste, realizou a prisão em flagrante de dois envolvidos com tráfico de drogas e posse de armas e munições no município de Planalto Alegre. A ação foi realizada na terça-feira (2).
De acordo com a Polícia Civil, os trabalhos iniciaram na madrugada de terça-feira quando policiais civis cercaram uma propriedade no interior de Planalto Alegre, na linha Melancia.
Um homem de 38 anos tentou empreender fuga por uma janela, mas não conseguiu. Ele chegou a jogar uma arma de fogo em direção ao mato, contudo, os agentes localizaram e o prenderam em flagrante. A arma estava com numeração suprimida e municiada. Segundo a polícia, o homem já havia sido preso em flagrante em julho de 2011, também por tráfico de drogas na região do bairro Efapi, em Chapecó.
No interior da residência a polícia encontrou um jovem de 20 anos, sobrinho do homem que tentou a fuga. Conforme a Polícia, o jovem é considerado de alta periculosidade, possui diversas identificações criminais, sendo uma por homicídio e outras seis por tentativa de homicídio e posse/porte de armas de fogo.
Em continuidade aos trabalhos, os agentes localizaram um material que comprovou o tráfico de drogas. A polícia apreendeu uma balança de precisão — utilizada para pesagem de drogas em grande quantidade — e aproximadamente quatro quilos de maconha embalada em tabletes. A droga estava escondida próxima a casa, em região de mata. Para a localização foi fundamental o trabalho desenvolvido pelo Canil da Polícia Civil.
Conforme o delegado regional de Chapecó, Ronaldo Moretto, a droga é oriunda da região fronteiriça, adentrando pela BR-282, seguindo por estradas vicinais, e chegando ao local da apreensão. No local a droga era dividida, embalada e distribuída em cidades como Chapecó, Planalto, Pinhalzinho, São Carlos, Águas de Chapecó, Caxambu do Sul, Palmitos, além de outras cidades do Rio Grande do Sul.
"O suspeito de 38 anos é considerado um dos responsáveis pela distribuição de drogas na região Oeste e sua prisão desarticula importante esquema de narcotráfico que estava ocorrendo na região de fronteira do estado de Santa Catarina", diz Moretto.
Os envolvidos foram encaminhados para a Central de Polícia Civil de Chapecó, onde foram autuados em flagrante pelo crime de tráfico e associação ao tráfico de drogas, porte de arma com munição suprimida. Após os procedimentos cartorários, foram encaminhados para o Presídio Regional de Chapecó.