Informações e foto: Prefeitura de Pato Branco
A administração municipal de Pato Branco (PR) iniciou a 3ª edição do projeto Páscoa Feliz, com a abertura da Casa do Coelho da Páscoa no sábado (19). No local, além da decoração colorida que encanta famílias inteiras, crianças e adultos, está acontecendo uma exposição de pêssankas e a comercialização de chocolates pela Missão SOS. A visitação segue até domingo (27).
Em 2015, a iniciativa levou mais de 40 mil visitantes para conhecer a morada do coelhinho e de sua família. A responsável pela decoração do projeto Páscoa Feliz, a servidora municipal Marlice de Cristo, conta que a proposta de 2016 foi criar cenários bem coloridos, transmitindo a alegria da Páscoa. “Usamos flores, coelhos com roupas vibrantes, muitas cores e chocolates, tudo para transmitir emoção e alegria aos visitantes”, explicou.
A exposição das pêssankas, que são cascas de ovos pintadas tradicionalmente pela cultura ucraniana, foram produzidas por três irmãs: Ivana Ostapiv Rigailo, Elizabete Ostapiv Correia e Lais Ostapiv. “Recebemos o convite para expor as pêssankas e atendemos com muita satisfação, com o intuito de compartilhar essa arte tradicional e que tem tanto significado”, afirmou Ivana.
De acordo com ela, cada desenho e cada cor representa um sentimento, como desejos de vida longa, de boa sorte e de felicidade. As peças são decoradas artesanalmente para presentear e transmitir essas emoções a quem as recebe.
A comercialização dos ovos está sendo realizada pela Missão SOS. A vice-presidente da entidade, Lori Busato, conta que as vendas estão boas. “Como estamos vendendo chocolates de diversos tamanhos e valores, todos podem comprar, pois o preço está acessível”, frisou. O valor arrecadado será revertido para os programas da entidade que, atualmente, atende 61 pessoas.
Visitação
- 9h às 12h,
- 14h às 18h
- 19h às 22h
- Na Sexta-Feria Santa a casa estará fechada.