Chuvas: sobe número de cidades afetadas, vítimas e decretos

Geral
Coronel Freitas | 17/07/2015 | 09:19

Informações e foto: Defesa Civil

Depois da passagem da chuvarada no Oeste, os municípios começam a finalizar os preenchimentos dos Formulários de Identificação de Desastres (Fides). Esses documentos são fundamentais para definir os reais danos causados pelos eventos adversos e os prejuízos econômicos registrados em cada cidade.

São os Fides que vão amparar a Defesa Civil do Estado a homologar ou não os decretos de situação de emergência, emitidos pelas prefeituras ou estado de calamidade pública. A expectativa é que a partir da próxima semana os Fides devam começar ser avaliados.

Conforme os dias passam, o volume de municípios afetados também altera, assim como os afetados, desabrigados e ou desalojados. Todos os dados ainda estão em avaliação e podem alterar de forma constante. As informações iniciais são preliminares.

Até agora são 52 cidades atingidas, 18 informaram situação de emergência, três em estado de calamidade pública e duas pessoas perderam a vida - uma em São Joaquim e outra em Coronel Freitas.

Os dados também demonstram que o número de afetados subiu para 7.260, desalojados foram registrados 1,4 mil e desabrigados 62. Já as residências danificadas/destruídas somam 1,2 mil. Empresas danificadas/destruídas totalizam até o momento 85 e instalações públicas danificadas/destruídas (incluindo escolas e unidades de saúde) alcançam a marca de 40. Infraestrutura pública danificadas/destruídas (incluindo pontes) somam 432.