Clubes da Primeira Divisão criam Liga Catarinense de Futsal

Esporte
Joaçaba | 14/12/2015 | 15:52

Informações e foto: Jorge Roberto

Na tarde de domingo (13), clubes da Primeira Divisão do Futsal de Santa Catarina se uniram, em Joaçaba, onde está sendo realizado os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), e criaram a Liga Catarinense de Futsal (LCF). Conforme informações do radialista Jorge Roberto, a ideia surgiu este ano após alguns descontentamentos das equipes perante a organização do Campeonato Catarinense.

Os clubes fundadores da LCF são: Saudades; Videira; Pinhalzinho; São Miguel do Oeste; São Lourenço do Oeste; Piratuba e Curitibanos. Além das equipes fundadoras, Abelardo Luz também participou da reunião e estará na competição, assim como mais algumas equipes que ainda dependem de questões burocráticas para divulgarem sua participação.

Com objetivo de buscar rentabilidade para os clubes, atrativos para os torcedores e diminuir os gastos perante ao atual cenário econômico no Brasil, as equipes fundadoras decidiram pela realização de um campeonato da Liga Catarinense em abril de 2016, tendo os mesmos moldes do Campeonato Estadual, mas espelhando-se na Liga Paulista. Segundo os organizadores, a competição deve reunir até 15 equipes para a primeira disputa.

Diretoria

A Liga Catarinense de Futsal elegeu sua diretoria ainda neste domingo e a mesma será a responsável pela organização e busca de patrocinadores. O presidente é Jorge Roberto. O presidente do Futsal São Lourenço/Citromax, Ademir Lolatti, ficou com o cargo de diretor esportivo.

Até o fim de 2015 será desenvolvido o quadro de arbitragem, regulamento e formas de disputas da competição. A entidade também estipulou a franquia em R$ 3 mil de início, com 20 vagas disponíveis para venda e quatro vagas em poder da entidade.

Os interessados em participar da LCF tem até 31 de janeiro para se manifestar.