Informações e foto: Prefeitura de São Lourenço do Oeste
As férias escolares estão prestes a terminar na rede pública de ensino, mas a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont, em São Lourenço do Oeste, está com tudo preparado para receber a turma de volta. Na verdade, o local permaneceu aberto durante o período de recesso nas escolas, atendendo também acadêmicos, professores, pesquisadores e todas aquelas pessoas que gostam de uma boa leitura.
A agente de apoio operacional da biblioteca, Eluana Battisti, explica que são 13,623 mil itens no acervo, entre livros, revistas, gibis e DVDs. Além disso, são recebidas em média 1,7 mil pessoas mensalmente. Por enquanto, a Biblioteca Pública Municipal Santos Dumont atende em horário diferenciado, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, com um total de cinco profissionais.
Eluana diz que o acervo é suficiente para atender a demanda e é bem diversificado, contemplando pessoas de todas as idades. Frisa que o usuário também pode fazer indicações de livros, contribuindo ainda mais para o crescimento cultural da biblioteca. Mas, ela espera que haja uma participação maior das escolas, com mais alunos e professores visitando o espaço, que também trabalha com projetos culturais.
Projetos
Neste ano estão previstos para serem realizados os projetos Colônia de Férias na Biblioteca (meses de julho e dezembro), Leitura: uma boa dose para a saúde (com bancas de leitura nos postos de saúde de todo o município e Hospital da Fundação) e Minha biblioteca também brinca (mês de outubro).
Fica disponível, o ano todo, o espaço para pesquisa on-line, com dez computadores ao todo e internet gratuita.
Cadastro
Para usufruir de todos os benefícios da biblioteca, o usuário precisa fazer um cadastro. Por isso é preciso levar os documentos pessoais, uma foto 3x4 e um comprovante de residência. Os menores de idade precisam estar acompanhados dos pais ou dos responsáveis. O cadastro vale para crianças acima dos 6 anos de idade. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (49) 3344-1616.





