Com o objetivo de superar a edição anterior, começa a segunda edição da Feal

Geral
São Lourenço do Oeste | 06/09/2013 | 13:47

Autor: Marcelo Coan
Foto: Angela Maria Curioletti

Com a proposta de superar os números do ano passado, na noite desta quinta-feira (5) aconteceu o lançamento oficial da segunda edição da Feira e Amostra Lourenciana (Feal). Em número de estandes e de expositores, o evento já superou a edição de 2012. Em volume de negócios, a organização projeta um crescimento de 30 a 40%, quando comparado com a primeira edição.

Ainda que com a presença tímida da população na abertura oficial, o presidente da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo), Roberto Casagrande, lembrou daqueles que contribuíram para a realização do evento. Além disso, Casagrande deixou a “intimação” para que Executivo Municipal esteja novamente dentro da feira na próxima edição e contribua com recursos para que a edição seja ainda melhor.

Como o evento teve um crescimento no número de estandes e de expositores, de cerca de 30%, o presidente da Acislo disse que existe uma preocupação, pois a Associação é uma entidade e, que se acompanhar o crescimento, talvez não tenha condição financeira “de fazer muito maior que isto”. Ele explicou que há a necessidade de recursos do Governo do Estado e do município. “Por não ter uma representatividade política de expressão no Estado é que a gente, talvez, não tenha conseguido muitos recursos. Mas acreditamos no potencial e na força dos empresários que estão expondo”, resumiu ele.

Para o presidente eleito da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), Ernesto João Reck, que também participou da abertura oficial da Feal, não adianta querer mudança e continuar fazendo as mesmas coisas. “Mudanças só existem quando nós começamos fazer coisas diferentes e hoje é um exemplo disto”, disse ele ao se referir a segunda edição da Feal. Segundo ele, a sociedade empresarial, junto com a Acislo, está fazendo a diferença.

Sobre a possibilidade de conseguir recursos para a feira — já que foi eleito presidente da Facisc — Reck falou que o grande desafio é saber qual é a porta que abre. “Não prometemos milagre, mas vamos estar sempre pensando na nossa cidade e na nossa grande região que tem apoiado tanto. Eu devo a condição de ser hoje presidente eleito da Facisc a oportunidade que São Lourenço do Oeste me deu de participar como diretor e presidente da Acislo”, falou, garantindo que irá tentar retribuir.

Na avaliação do prefeito, Geraldino Cardoso, quando existe a parceria, o trabalho unido e organizado das pessoas, as coisas acontecem melhor. “Tudo de bom acontece quando as mãos se juntam. Este é o nosso objetivo, ou seja, apoiar e também, se for caso para o próximo ano, juntar todos os esforços da economia e propor uma feira multisetorial onde todos poderão expor”, sugeriu.

Questionado sobre a necessidade de um espaço para uma feira multisetorial — que envolve todos os setores e requer de um espaço maior — o prefeito lembrou o espaço da Efaislo, que segundo ele foi esquecido.

Segundo Cardoso, o espaço do Centro de Eventos não é adequado para feiras de grade porte, no entanto está sendo feita as adaptações necessárias, por exemplo, a instalação de barracas na parte externa. “Vamos dialogar e ver qual é a nossa capacidade de organização e fazer ainda melhor no ano que vem”, projetou o Executivo.

O secretário regional da SDR de São Lourenço do Oeste, Tomé Francisco Etges, lembrou, em seu discurso, que a cidade se destaca no Estado e na região por algumas características, entre elas a hospitalidade e solidariedade, que, na avaliação dele, gera empreendedorismo.

Participação

Embora no momento da abertura oficial o número de visitantes fosse pequeno, após a abertura dos portões para a visitação a população começou a chegar e lotar os corredores e estandes. Nesta sexta-feira (6) os estandes abrem para visitação após às 14h.