Com pratos típicos, comunidade de São Caetano realiza 11ª edição da Festa Italiana

Geral
São Lourenço do Oeste | 05/07/2015 | 18:22

Autor e foto: Marcelo Coan

Tradicionalmente realizada no primeiro domingo do mês de julho, a Festa Italiana da comunidade de São Caetano, interior de São Lourenço do Oeste, chegou a sua 11ª neste domingo (5). O evento integra o calendário festivo do município.

Segundo o coordenador da Comissão Central Organizadora (CCO) da festa, Nivaldo Perego, neste ano o prato de entrada foi a sopa de agnoline, em seguida foi servido o pien, a carne lessa, assados (salame, carne de frango e suína), tortéi, queijo a milanesa e polenta na chapa. Como acompanhamento, saladas em conserva, cuca e pão. Tudo regado com vinho seco tinto e branco. Para rebater o salgado, um café preto para fechar.

Satisfeito com a presença do público, Perego lembrou que o evento é realizado graças a participação voluntária das pessoas da comunidade. Segundo ele, cerca de 90 pessoas se envolvem diretamente para que a festa seja realizada com sucesso. Embora o esforço seja concentrado nos últimos dias, ele disse que a organização da festa é iniciada com um bom tempo de antecedência. “Esse ano a gente diminuiu um pouco os ingressos para atender melhor a comunidade que vem prestigiar a festa”, falou lembrando que todos os pratos são servidos nas mesas.

Estrutura

Embora a procura por ingressos cresça a cada ano, a comunidade ainda esbarra na falta de espaço. Neste ano foram comercializados cerca de 550 ingressos. Conforme Perego, a construção de um espaço mais amplo é um pleito da comunidade. “A gente tem alguma coisa encaminhada. Creio que para o próximo ano seja possível vislumbrar alguma coisa”. Ele lembrou que hoje os recursos da festa não são suficientes para o investimento, até porque grande parte do valor é destinada para a manutenção do grupo folclorístico San Gaitano. “Precisamos partir para as parcerias públicas ou talvez até privada”.

Programação

Como de costume, a programação da festa foi iniciada com a missa italiana. Na sequência, às 11h30, houve o pronunciamento das autoridades e sangria da pipa de vinho. Logo após foi servido o almoço. Às 14h houve apresentações de danças típicas e o show com cantor Nando Show. A rainha e as princesas da 5ª Exposição e Feira Comercial, Industrial e Agropecuária (Efaislo) marcaram presença no evento.