Autor e foto: Marcelo Coan
Na noite do último domingo (15), um grupo de jovens estudantes embarcou em Pato Branco rumo a São Paulo e depois, — nesta terça-feira (17) —, rumo a Braga, em Portugal, para cumprir uma jornada de estudos de dois anos. Os estudantes, todos eles da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), campus de Pato Branco, foram selecionados por uma avaliação que levou em consideração os melhores índices de rendimento.
Em Portugal, os sete estudantes serão subsidiados pelo programa Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).
Entre os selecionados, o único rapaz, e também único catarinense, foi o lourenciano Rafael Antonio Novelo. Ele contou que era um sonho estudar e conhecer a Europa. “Sempre tive o sonho de viajar para vários lugares, mas não achava que seria tão cedo”, disse ele.
Antes de embarcar para São Paulo, emocionado, Novelo contou que após a seleção dos dez alunos que apresentaram os melhores coeficientes de rendimento, um dos professores questionou quem realmente queria cumprir uma etapa dos estudos em Portugal. “Eu falei que queria na hora”, comemorou.
Estudos
Embora ainda estivesse no Brasil, o jovem lourenciano já planejava algumas coisas para o período de dois em Portugal. Ele espera se aperfeiçoar na área de formação - letras - e ainda buscar um curso de inglês nos períodos que não deve estar na universidade. Além disso, claro, ele quer conhecer vários lugares da Europa.
Dificuldades
Embora seja um sonho sendo realizado, os olhos — de todo o grupo de estudantes — não escondiam o sentimento de estarem deixando os familiares no Brasil.
Para Novelo, além do medo de viajar de avião — primeira vez para ele — ele disse que saudade deve ser um dos pesos da bagagem.