Com um ano de antecedência, SC-480 é inaugurada

Geral
São Lourenço do Oeste | 30/01/2014 | 09:29

Autor e foto: Marcelo Coan

Nesta quarta-feira (29), em agenda pelo oeste do estado de Santa Catarina, o governador João Raimundo Colombo, junto com uma comitiva, participou da inauguração da restauração da rodovia SC-480, trecho que liga o município lourenciano ao de São Domingos.

Com a revitalização, o trecho de 47 quilômetros passa a ter terceira faixa, acostamentos, interseções, tratamento especial nas travessias urbanas, nova sinalização, terraplenagem, drenagem, obras de arte correntes, obras complementares de meio ambiente e maior capacidade de tráfego. A obra, que inicia em São Domingos, passa por Galvão, Jupiá e chega a São Lourenço do Oeste, na divisa com o Paraná, recebeu investimentos na ordem de R$ 37,7 milhões.

Conforme o engenheiro da empresa que executou o projeto, André Peruchi, a obra foi entregue pelo menos um ano antes do prazo que estava previsto no contrato. Segundo ele, se não fosse alguns períodos de chuva no inverno, o trecho seria entregue uns dois meses antes.

Na avaliação do diretor geral da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, Enio José Vickroski, está é uma obra importante, não apenas para os municípios em que ela passa, mas para a toda a região. Ele também citou a entrega adiantada, pois agora a população passa a ter a disposição uma rodovia moderna e com maior segurança.

Antes de descerrar a placa, Colombo falou que a obra tinha prazo para ser entregue em dezembro de 2014. Ele falou também que a recuperação do trecho é importante, pois a região está crescendo na produção agrícola e no desenvolvimento industrial e precisa de estrutura para escoamento. “É um vetor importante para o desenvolvimento da região”.

SC-157

Embora o motivo da vinda para a região tenha sido a inauguração da recuperação da SC-480, o secretário Infraestrutura do Estado, Valdir Vital Cobalchini, lembrou a execução do projeto da SC-157, trecho que liga São Lourenço do Oeste a Chapecó. Segundo ele os trabalhos estão sendo executados em ritmo acelerado e a previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano.

Quanto ao trecho que compreende o contorno viário Armindo Echer, Cobalchini explicou que por conta de uma reivindicação da comunidade, a pasta está readequando o projeto. “Vamos, nos próximos dias, fazer a apresentação de um novo projeto. A obra será realizada, apenas houve uma alteração na concepção do projeto. Não haverá prejuízo em relação ao cronograma da obra”, disse ele.

SC-305

Outra questão lembrada pelo secretário de Infraestrutura do Estado é a SC-305, trecho que liga o município lourenciano ao de Campo Erê. Conforme ele, o trecho também será revitalizado pelo Estado. A ideia é que em um prazo de 60 dias a secretaria lance o edital para que o trecho seja recuperado até o final do ano.