Com vistas para futuro, escolas aderem ao projeto de Educação Empreendedora

Geral
Galvão | 14/07/2015 | 10:56

Informações e foto: Sicoob Noroeste

Na manhã desta segunda-feira (13), professores das Redes Estadual e Municipal de Ensino Fundamental de Coronel Martins, Galvão e Jupiá iniciaram uma capacitação para aderir ao projeto Educação Empreendedora. Trata-se de um parceria entre Sebrae, Gerência Regional de Educação (Gered), prefeituras e a instituição financeira cooperativa Sicoob Noroeste. O evento de lançamento foi realizado na Escola de Educação Básica (EEB) Verônica Senem, em Galvão.

Enio Albérto Parmeggiani, coordenador regional Oeste do Sebrae, explica que o projeto busca, num primeiro momento, preparar os educadores que atuam com alunos do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental. “É para que eles [professores] possam internalizar conceitos, informações e conhecimento na linha do empreendedorismo”.

Num segundo momento o projeto prevê o contato com os alunos. “Os professores serão os multiplicadores dessa informação”, disse ele lembrando que o Sebrae vai oferecer o material didático e o acompanhamento de uma consultoria. A previsão é a de que o trabalho seja executado num período de três a quatro meses, dentro do período escolar. “As crianças não vão perder conteúdo”, resume.

Para as lideranças, o projeto é visto como uma conquista, pois em todo Estado, segundo Parmeggiani, o edital foi aberto para somente 25 escolas. O coordenador do Sebrae contou que a pró-atividade e a inteligência de organizar o grupo dos três municípios permitiu que a região fosse atendida. “Estamos saindo na frente, por exemplo, de Joinville, Florianópolis e Criciúma”. A isso ele soma o apoio e a preocupação do sistema Sicoob em criar condições de a região se desenvolver.

Gerente de educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) de São Lourenço do Oeste, João Valdemir Patinho disse que esse projeto é importante para o desenvolvimento regional, pois insere a escola no conjunto da sociedade. Para ele, trata-se de um projeto diferente que vai mexer na cultura dos próprios educadores. Ele entende que os professores precisam sair do mundo em que a escola é a detentora oficial do conhecimento. “A escola é umas das instituições que contribui na formação do cidadão”. Patinho acredita que a parceria entre Sebrae, Gered, prefeituras e Sicoob permitirá um avanço significativo.

Artêmio José Flach, presidente do conselho de administração do Sicoob Noroeste, acredita que esse seja o caminho. Lembrando que a instituição financeira cooperativa faz um trabalho similar, especialmente na área da educação financeira, disse que é preciso investir desde cedo. Ele entende que isso garante perenidade aos empreendimentos e faz uma sociedade consciente e que sabe cuidar dos seus recursos.

Formação

De acordo com Parmeggiani, a formação dos professores é dividida por duas jornadas de trabalho. Na primeira há o repasse de informações gerais para nivelamento de conhecimento. Num segundo momento são separados os professores do 1° ao 5° ano e de 6° ao 9° ano. Cada grupo receberá um tipo de conteúdo programático.

Nas escolas ainda não há datas definidas. Contudo, o coordenador regional do Sebrae contou que já há uma negociação no calendário letivo. A previsão é que cerca de mil alunos participem do projeto.