Comando da 5ª Companhia da PM diz que videomonitoramento está sendo eficaz

Policial
São Lourenço do Oeste | 22/01/2015 | 09:59

Autor e foto: Marcelo Coan

Instaladas em São Lourenço do Oeste a cerca de um mês e meio, as câmeras de videomonitoramento do projeto Bem-Te-Vi estão atendendo as expectativas. Isso é o que conta o capitão da 5ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar (BPM), Evandro Vieira.

No balanço, Vieira disse que o sistema de videomonitoramento serve como ferramenta de dissuasão de crimes e contravenções penais. “Foi possível observar que a própria atitude dos motoristas no transito já melhorou”, disse ele ao citar que os condutores, pedestres e ciclistas respeitam mais a sinalização existente.

Outro fator importante, citado pelo capitão é que no período não houve nenhum crime na área que está videomonitorada. “Considero uma ferramenta que está tendo um bom desempenho, principalmente no quesito prevenção”.

De forma geral, Vieira disse que o videomonitoramento contribuiu preventivamente para a melhoria da vida social urbana.

Como hoje são dez câmeras, Vieira lembra que a cobertura abrange a área de mais intenso tráfego de veículos, pessoas e que concentra um número maior de agências bancárias e os principais comércios.

Tendo em vista que na área videomonitorada a guarnição pode estar mais ausente, automaticamente os bairros e áreas mais afastadas do centro passam a receber mais atenção e contar com a presença da Polícia Militar.

Monitoramento

Numa sala especial, as dez câmeras são acompanhas por um policial militar de forma ininterrupta. Como todas as imagens ficam armazenadas por um período, havendo a necessidade, o material poderá compor peças de investigação.

Solução

Mesmo que o efeito na sociedade tenha sido positivo, o capitão da PM alerta que a questão da segurança pública em São Lourenço do Oeste vai muito além. Em resumo, ele disse que se trata de um projeto importante – mesmo que não tenha condições de substituir o serviço dos policiais militares – e que contribui para a segurança pública.

Municípios

Dos nove municípios que pertencem a 5ª Companhia, apenas São Lourenço do Oeste conta hoje com o sistema de videomonitoramento. O capitão da PM adianta que há a expectativa para que o município de Quilombo passe, em breve, a contar com essa ferramenta.